x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 715

Falência/Encerramento de Empresa

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2020 | 18:50

Boa Tarde a todos, estou com algumas dúvidas e gostaria da opinião dos colegas do fórum 

Empresa Limitada ME optante pelo Simples Nacional sem Débitos Tributários e Trabalhistas resolveu encerrar as atividades pois não está conseguindo mais se manter 

A empresa possuí um empréstimo Bancário no valor de R$ 30.000,00 mais algumas dividas protestadas com fornecedores (cerca de 15.000) totalizando uma divida de R$ 45.000,00 que a empresa não tem condições de pagar.

Minha duvida neste caso para o encerramento da empresa, o que é mais viável e mais barato? Dar baixa direto ou abrir processo de falência?

O capital Social da empresa é de 16.000,00(2 sócios 50% cada) 

O que seria mais vantajoso aos sócios? até onde vai a eficácia do artigo 1.052 do código civil? Se eu fizer baixa direta da empresa os Bancos e os credores podem cobrar o valor integral da dívida? Ou esta será limitada ao valor do capital social da empresa? o processo de falência de micro empresa é demorado?

Obrigado e agradeço respostas 

Att,


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.