x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 18.584

Consulta Prévia - Carioca Digital

Josinaldo Rodrigues

Josinaldo Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2020 | 15:50

Prezados, boa tarde.

Desde de 04/12/2020 não consigo acesso à página para consulta prévia no portal Carioca Digital (Prefeitura do Rio). Já tentei em todos os navegadores e nada!!! Inclusive fiz vários ajustes nestes, mas sem sucesso algum. Alguém com o mesmo problema???

Grato.

Josinaldo Rodrigues

Josinaldo Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2020 | 16:13

Prezado Everton, boa tarde.

Insiro o login e a senha, e me conecto, mas quando clico no botão Alvará: consulta prévia, nada acontece.
Utilizei os navegadores: Chrome, IE, Edge, Firefox e Safari.
Meu sistema Windows 10 - 64 bits.

Grato.

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2020 | 16:31

Josinaldo,

Você entra normalmente no site carioca.rio faz o login, e quando clica em "alvará: consulta prévia", nada acontece, seria esse o problema?


Isso pode ocorrer por N fatores basicamente:

1 - O site da consulta prévia roda em JAVASCRIPT, tente realizar a atualização do JAVA para a versão mais recente, reiniciar o navegadores e verificar se o problema foi solucionado.

2 - Utilizar a navegação anônima, ou um navegador limpo (sem extensões instaladas) as vezes as extensões instaladas no navegador entram em conflito ocasionando erros.

3 - Erro de certificação, os certificados utilizados pelo site da consulta prévia são os seguintes:
 - GlobalSign Root CA -R3
 - GlobalSign RSA OV SSL CA 2018
 - *.rio.gov.br

Teria de ser verificado se estes certificados estão em conflito dentro do seu Windows, muitas vezes quando as cadeias de certificação são atualizadas o certificado anterior que está vencido não é apagado pelo Windows, causando problemas em alguns sites.

4 - Falha no sistema do carioca digital.

Tente realizar as duas primeiras opções, caso o erro permaneça eu explico como realizar o terceiro método.

Dep. Societário
[email protected]

Josinaldo Rodrigues

Josinaldo Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2020 | 16:39

Everton,

1 - O site da consulta prévia roda em JAVASCRIPT, tente realizar a atualização do JAVA para a versão mais recente, reiniciar o navegadores e verificar se o problema foi solucionado. JÁ HAVIA FEITO.

2 - Utilizar a navegação anônima, ou um navegador limpo (sem extensões instaladas) as vezes as extensões instaladas no navegador entram em conflito ocasionando erros. A MESMA COISA. NADA ACONTECE.

3 - Erro de certificação, os certificados utilizados pelo site da consulta prévia são os seguintes: COMO PROCEDER???
 - GlobalSign Root CA -R3
 - GlobalSign RSA OV SSL CA 2018
 - *.rio.gov.br

4 - Falha no sistema do carioca digital. O MAIS PROVÁVEL!!!


Muito obrigado.

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2020 | 16:43

Josinaldo,

Segue um breve passo a passo:

Abra o seu executar (tecla do Windows + tecla R) e digite mmc , com isso irá abrir o console de gerenciamento do Windows.

No console clique em "arquivo" - "Adicionar ou remover snap-in", selecione "certificados" dando um clique duplo, irá abrir um caixa de dialogo você selecione a primeira opção "Minha conta de usuário", após isso dê OK.

Agora seus certificados estarão aparecendo no console, clique em "Autoridades de certificação raiz confiáveis", irá aparecer a lista de certificados confiáveis instalados em seu computador.

LEMBRANDO QUE A GLOBALSIGN UTILIZA ESTE NOME PARA VÁRIOS CERTIFICADOS, OS NOMES CITADOS NO PASSO A PASSO ESTÃO LOCALIZADOS NA PARTE DE "NOME AMIGAVEL" DENTRO DO CONSOLE


-Nesta lista deve conter o certificado de nome "GlobalSign Root CA -R3" , caso tenha mais de um certificado com este mesmo nome exclua o que estiver vencido ou  em duplicidade.

Em outro diretório que está na lista ao esquerdo clique em "Autoridades de certificação intermediárias" e após isso em "certificados", irá aparecer a lista de certificados intermediários, nela deve conter a certificado de nome "GlobalSign RSA OV SSL CA 2018",  aqui você irá fazer o mesmo processo, realizar a checagem para ver o certificado está aparecendo na lista e se o mesmo está válido, realizar a remoção dos que estão vencidos ou em duplicidade.

Após a exclusão, feche o console, salve o arquivo, e feche todos os navegadores e tente fazer o acesso ao carioca digital.

Dep. Societário
[email protected]

FERNANDO PEREIRA

Fernando Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 10:47

@Flavio de Jesus Silva,  Flávio de Jesus Silva bom dia.

Cara consegui sim. Eu mandei um e-mail para @Oculto, explicando que eu conseguia logar no portal, porem,  ao clicar em consulta prévia a página seguinte não terminava de carregar, também coloquei CPF, Inscrição municipal e CNPJ da empresa, e rapidamente eles responderam que fizeram uma atualização no meu perfil. Em seguida fiz o teste e funcionou, a pagina abriu.

Abraços espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.