x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 260

CNPJ e Emissão de NF para Psicólogos

Nathália França

Nathália França

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 20:36

Boa noite, gente!

Tudo bem?

Estou toooda perdida, sos (recém-formada rss)

Minha tia é psicóloga e veio me pedir ajuda sobre abrir um CNPJ para ela começar a atender (em casa mesmo, on-line, sem abrir consultório, sem sócios, somente ela) e a emissão de notas.

Eu estive lendo sobre e fiquei um pouco confusa. Entendi q ela pode ser EI, EIRELI e até mesmo uma LTDA.

No caso dela, eu acredito que seria melhor uma EI ou EIRELI. Correto?

No EI, estive lendo que quem abre esse tipo de empresa precisa oferecer todos os bens patrimoniais como uma garantia e incluive os bens de seu conjuge, se ela for casada. 

Na EIRELI, ela no caso, nao atrelaria todos seus bens patrimoniais, porém, teria que ter 100 salários minímos (com base no valor atual), como reserva. Esse valor seria em que? Dinheiro somente, pode ser em bens? Ela teria que desembolsar isso na hora de abrir a EIRELI? Nao entendi. 

E quais os riscos se ela optar por LTDA? 

Como ficaria a parte de emissao de Notas Fiscais?

Enfim, preciso de uma luz!! Rss

Muito obrigada a quem puder me ajudar.

Beijos.

Adeir Mendes fernandes

Adeir Mendes Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 21:55

Boa noite, tudo bem

A empresa no EI significa que em caso de uma ação judicial, pode atingir os bens pessoais e na sociedade Ltda está limitado ao valor do capital social.
No seu caso vc pode está abrindo uma sociedade unipessoal que uma modalidade de empresa equiparada a Ltda mas com somente uma pessoa.

Qualquer dúvidas pode me chamar no zap
Oculto
Adeir

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.