x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 117

ME inapta - Criar MEI (emissão de taxa para pagamento)

GIANPIERO GADOTTI

Gianpiero Gadotti

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2021 | 19:19

Olá,

Participo de uma ME e até a pouco tempo, quando tentava criar uma MEI, o processo era interrompido com o aviso de que eu não poderia prosseguir, justamente por participar de outra sociedade.

Hoje, ao fazer consulta do CNPJ, o mesmo passou a constar como INAPTO. Fui então tentar o cadastro para criar uma MEI, e o processo avançou até o pagamento da taxa, sem avisos ou impedimentos.

Pois então... fiquei cismado e não concluí o processo com medo de pagar e ficar algo pendente no meio do caminho... e ficar sem dinheiro e sem MEI.

Por favor, alguém pode me tirar essa dúvida? Se eu pagar a taxa do MEI no portaldoempreendedor, existe a possibilidade do procedimento emperrar?

Já agradeço a atenção... e feliz ano novo, ainda em tempo!

Cleber

Cleber

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2021 | 09:33

Olá acho que vc esta tentando criar sua MEI em lugar errado, primeiro é preciso vc baixar essa ME pra depois poder abrir sua MEI, caso precise entre em contato para efetuarmos essa baixa.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2021 | 09:46

Gianpiero Gadotti

Se você fizer o cadastro no MEI, pelo site oficial, não precisa pagar nenhuma taxa, mas conforme mencionou o colega Cleber, é preciso fazer a baixa da empresa atual, para poder prosseguir com o cadastro.

Link MEI: Quero ser MEI — Português (Brasil) (www.gov.br)

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
GIANPIERO GADOTTI

Gianpiero Gadotti

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2021 | 10:24

Perfeito,

Apenas me ocorreu o sonho de que, com a ME considerada inapta,  eu pudesse adiantar a questão da MEI, apenas por questões estratégicas.
Me chamou a atenção o amigo Cleber quando questionou se eu estava tentando abrir MEI no lugar certo. De fato, pelo gov.br recebo um aviso que tenho que regularizar a ME antes.
Então, fica o alerta: CUIDADO, vc pode pagar e ainda não recebe o CNPJ.   Veja certinho o site que está fazendo.

Valeu pela atenção!


Alguém pode me dar uma noção do custo para fechar uma ME, inativa, inapta, declarada no IR como inativa por muitos anos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.