x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.989

Como conseguir a dispensa de alvará para atividades de baixo risco no Município do Rio de Janeiro?

André Filho

André Filho

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 14:33

No sistema Carioca Digital aparece a cobrança da taxa de alvará, independente de a empresa ter atividade de baixo risco, conforme disposto da Lei da Liberdade Econômica, e sem o pagamento da taxa, o sistema impede que a empresa execute quaisquer outros procedimentos. Me parece que a Prefeitura do Rio de Janeiro simplesmente não está levando a Lei em consideração. Alguém já finalizou o cadastro de empresa no carioca digital sem pagamento da taxa?

André Filho
Assessor Contábil
Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 16:30

Olá André,

Infelizmente, a lei da liberdade econômica (LEI Nº 13.874, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019), não se sobressai a Lei municipal e estadual no que implica a legalização da empresa, conforme base legal a baixo:

A Lei 13.874, de 20/09/2019, Art. 3°, §1° trás a seguinte redação:

§ 1º  Para fins do disposto no inciso I do caput deste artigo:

I - ato do Poder Executivo federal disporá sobre a classificação de atividades de baixo risco a ser observada na ausência de legislação estadual, distrital ou municipal específica;

Dep. Societário
[email protected]

André Filho

André Filho

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 16:42

Muito obrigado pela resposta, Everton!
Agora fico com outra dúvida: Então a Lei da Liberdade Econômica não tem valor em um dos pontos mais importantes para os pequenos empresários, que é deixar de pagar a elevada taxa de alvará?
Isso não está sendo questionado em algum lugar? Se sim, eu gostaria de acompanhar.

Mais uma vez, obrigado pelo retorno!

André Filho
Assessor Contábil
Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 16:54

André,

Exatamente, alguns municípios estão fazendo leis próprias mais amenas com relação a atividades de baixo risco, a exemplo de Florianópolis, onde desde que a atividade seja classificada como baixo risco, conseguimos a dispensa de alvará e a inscrição municipal assim que o processo é registrado na JUCESC.

Para não dizer que eles não cobram é gerada uma taxa de, + ou -, R$70,00, referente a dispensa de alvará, o que já é um enorme avanço tendo em vista as custas anteriores.

 Com relação a medidas do Gov. Federal  para que a Lei seja efetiva nos âmbitos municipais e estaduais eu acho complicado que ocorra, pois estes órgãos tem autonomia para criação de suas Leis. Caso eles não colocassem o §1° citado acima daria para tentar recorrer na Justiça como muitos MEIs estão fazendo com relação as taxas cobradas referentes a seus alvarás.

 

Dep. Societário
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.