x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 4.236

Correspondente Bancário

Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 11:30

Pessoal
Um cliente meu quer abrir uma empresa de correspondente bancario.
Sei que ele terá que ser obrigatoriamente optante pelo lucro real.
O que eu tenho que fazer para abrir esta empresa, ou seja, tem algum orgão (exceto Junta, receita) que eu tenha que pedir autorização ou algo parecido.
Acho que tem que pedir algum tipo de autorização para o Banco Central..

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou
Edson Marcelo dos Santos

Edson Marcelo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 13:49

Boa tarde Saulo

Não sou contador, mas desenvolvo sistemas para correspondentes bancários em todo o Brasil.

Resumidamente:
Se seu cliente for mesmo trabalhar como Correspondente Bancário, ele precisa ser cadastrado no Banco Central.
Veja este link
www.credinfo.com.br

Mas depois desta resolução, surgiram os Correspondentes Financeiros, Correspondentes Imobiliários e os Correspondentes Bancários foram divididos em:
Correspondentes Bancários-> recebimento de contas, abertura de contas, depósitos, emissão de extratos,etc.
e
Correspondentes Não Bancários: São aquelas empresas que trabalham com empréstimos consignados, seguros,etc.

Fico a disposição para quaisquer dúvidas.

Grande abraço

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 18:28

Saulo,

A atividade que o seu cliente vai exercer, parece-me que não precisa de autorização do Banco Central.
Certifique-se, dando uma olhada na Instrução Normativa nº 32 (anexo da), de 19.04.1991, do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) - site https://www.dnrc.gov.br (Legislação, Instruções Normativas, Em vigor).

Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 10:08

Pessoal

Muito obrigado.
Realmente não vai prescisar de autorização.
Pois ela vai ser:
Correspondentes Não Bancários: São aquelas empresas que trabalham com empréstimos consignados, seguros,etc.

muito obrigado pelas informações

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou
Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 15:27

Edson e Saulo,

Estamos querendo abrir uma empresa de Correspondente Imobiliário. Somente juntamos a documentação e encaminhamos a CEF para que a CEF possa fazer a análise de crédito. Antes, apensar verificamos a documentação do cliente.

Será que é necessário ser lucro real? Nós recebemos um valor pequeno para fazermos isso pela CEF.

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.