x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 806

DBE de alteração e certificado digital

karoline ludke

Karoline Ludke

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 08:06

Bom dia, faço parte de uma associação sem fins lucrativos que estava com a administração de lado, então ficou 5 anos sem entregar a declaração do imposto de renda. Busquei o escritório que fazia a contabilidade e pedi para que colocassem a associação em dia com a receita federal. Houve eleição de novo presidente, então o escritório de contabilidade pediu que o antigo presidente assinasse uma procuração para que eles pudessem dar entrada no DBE usando o certificado digital do contador. No entanto, por meio do REDESIM consegui gerar o protocolo de transmissão com as devidas alterações e gerar o DBE de alteração de representante. Agora a duvida que me resta é se posso enviar esse DBE usando o meu certificado digital, ou o certificado precisa ser o do novo representante? Ou ainda, se precisa ser feito pelo escritório contábil? ou se enviar por caixa postal com firma reconhecida seria o mais adequado?

Priscila Bortoleto

Priscila Bortoleto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 22:00

Karoline atualmente você pode abrir um dossiê direto no portal ecac da receita federal do novo representante, através de senha (se conseguir não precisa de certificado digital) , como vc já gerou o protocolo mudando o CNPJ para o novo representante, é só vc abrir o dossiê no ecac e anexar o protocolo e mais a ata que nomeou o novo presidente.

Depois que a receita federal analisar e deferir, aí vc pode pedir um novo certificado da associacao em nome do representante novo ok.

Att,

Priscila

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.