x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 2.767

Desenquadro de MEI e não consigo dar baixa em CNPJ (que virou Empresário Individual) _

Sabrina Gonçalves

Sabrina Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 18:31

Eu tinha uma MEI desde 2015 ,que eu vinha mantendo, e em 2020 ela foi desenquadrada da relação de possíveis funções/profissões .
Entro no site da Junta Comercial do RS e inicio o processo de BAIXA, que me joga pro site do gov.br ( baixa da MEI).
Tô nesse loop eterno desde janeiro.
Cheguei a fazer o DDA no E-CAC e deu como indeferido, pois quem deveria dar baixa era a Junta Comercial do RS ( era um dos documentos que estavam no DDA era o pedido de baixa na JUCIRS ).

Se alguma alma caridosa já passou por esse perrengue, agradeço a ajuda. 

liliane araujo

Liliane Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Vendedor(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 26 maio 2021 | 16:51

Olá Everton boa tarde

Sou do RJ, estou na mesma situação, tinha o MEI , que foi desenquadrado, tentei dar a baixa no CNPJ pelo CAC pois não tenho condições de continuar nesse enquadramento. Eles responderam o seguinte:

++++++++
DESTINO: CNPJ-DEATE07-VR - Preparar para envio ao Arquivo
DESPACHO DE ENCAMINHAMENTO
Informar o NIRE no momento de preencher a baixa, pois não se trata
de baixa por patrimônio de afetação. A empresa não é mais SIMEI.
O distrato social também não foi enviado. Abrir novo DDA, gerar
novo DBE e anexar toda documentação. IN 1863/2018, anexo VIII.

++++++++++
Agora fiquei na dúvida: O que é esse NIRE? E o distrato social que eu nunca tive isso, por ser MEI?
Muitíssimo obrigada pela atenção!

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Quarta-Feira | 26 maio 2021 | 17:31

Liliane, boa tarde!

Pelo fato de sua empresa não ser mais optante pelo SIMEI ela deixa de ser enquadrada como MEI e passar a ser um empresário individual no regime do Simples Nacional, ou seja, você perdeu o benefício concedido pelo SIMEI, estando sua empresa obrigada a declarar mensalmente a PG-DAS e anualmente a DEFIS.

Para essa mesma empresa ser baixada o processo se dá através da Junta Comercial, no seu caso a JUCERJA, caso a mesma não reconheça o desenquadramento do MEI de forma automática você deverá enviar um e-mail para @Oculto juntamente com seu CCMEI, CNPJ, NIRE e a Consulta de Optantes onde constará a saída do SIMEI.

Tendo a certeza do desenquadramento por parte da JUCERJA você deverá solicitar um DBE de extinção junto a Receita Federal (Via portal REDESIM)

Com o mesmo aprovado você deverá solicitar a baixa junto a JUCERJA utilizando o integrador estadual da mesma.




Dep. Societário
[email protected]

liliane araujo

Liliane Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Vendedor(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 14:03

Boa tarde Everton, tudo bem?
Então, eu ainda estou com um problema na documentação para a baixa do CNPJ, que eu era MEI, e foi desenquadrado para EI.
A receita esta solicitando o DISTRATO SOCIAL!  Na minha situação de MEI para EI , eu nunca tive sócio, preciso gerar este DISTRATO SOCIAL? Como faço isso?

Muito obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.