x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 77

Múltiplos CNAEs em Empresa Individual

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 17:03

Olá.
Atualmente sou MEI e estou com intenções de me desenquadrar desta categoria, e passar para EI, pois pretendo exercer funções que não são permitidas por MEI.
Para deixar claro, atualmente trabalho como serralheiro. Em minhas horas extra expediente da serralheria pratico, não comercialmente, o desenvolvimento e programação de websites (webdesign). Com isto surgiu a intenção de iniciar uma empresa que nada tem haver com a serralheria, e que também não se enquadra no MEI. Infelizmente não tenho como formar sociedade com outras pessoas.

Gostaria de saber se o meu CNPJ como EI pode ter CNAE cadastrados que se diferem completamente uns dos outros. No meu caso seriam os CNAEs de serralheiro (2542-0/00), e outro que tenha algo relacionado a serviços digitais.
Considerando que minha intenção seria permanecer no SIMPLES Nacional, e que os dois CNAE possuem alíquotas diferentes, há algum problema?

Além disso, é possível a utilização de dois nomes fantasias distintos, já que ambas as profissões não possuem ligação?

Deixo claro que pretendo obviamente procurar um contador ao trocar para EI, mas no momento, estou procurando estas informações apenas para didática, e também saber quais seriam as possibilidades para meu caso.

Agradeço a atenção.
Matheus.

Guilherme Maia

Guilherme Maia

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 11:42

Bom dia, Matheus!

Não há problema algum em ter CNAES completamente diferentes.

Porém não é possível ter dois nomes fantasias diferentes.

Legalização de Empresas (Abertura, Alteração, Transformação, Encerramento)
Prestação de Serviços Paralegais na Cidade de São Paulo
(011) 94319-9900- [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.