x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 4.243

Sociedade Limitada Unipessoal

Simone Brandão

Simone Brandão

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 16:15

Boa tarde
Tenho uma duvida sobre o modelo do contrato da unipessoal. 
Como seria a questão de fantasia .
Exemplo a empresa terá a atividade de Com. Var. de Automoveis e serviços de lanternagem, manutenção, lubrificação e capotaria, porem eu li que o nome da empresa deverá ser o nome da  sócia, então a expressão da fantasia viria apenas como nome de fantasia mesmo ou também pode colocar junto na razão social?
Ex.: S. B de Jesus Multimarcas LTDA ou somente S.B.de Jesus Ltda e o nome da fantasia Multimarcas.

Alguém pode me esclarecer melhor. 
Desde deixo aqui o meu muito obrigada .
Simone 

Gabrielle Santiago

Gabrielle Santiago

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 16:29

Boa tarde Simone

Acredito que a razão social seja somente o nome da sócia, o nome FANTASIA é preenchido no dbe e pode ser o nome que ela decidir. por exemplo: A empresa unipessoal que quero constituir, é uma panificadora, é nome da sócia BRENDA OLIVEIRA DA SILVA
minhas opções de razão social: 
BRENDA OLIVEIRA DA SILVA LTDA 
B.O.  DA SILVA LTDA
BRENDA O.  DA S. LTDA

MEU NOME FANTASIA: PANIFICADORA CRAVO E CANELA.

Everton da Silveira

Everton da Silveira

Prata DIVISÃO 4, Analista Contratos
há 3 anos Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 16:43

Boa tarde Prezados,

A Sociedade LTDA, mesmo que unipessoal, não necessariamente deverá ter uma Razão Social que faça alusão ao Sócio PF, por exemplo:

Meu nome: Everton da Silveira

Razão social da empresa: Master contabilidade LTDA

Uma outra situação definida por DREIs anteriores dispensa a necessidade da Razão Social ter vinculo direto com as atividades desenvolvidas, exemplo:

Minhas atividades: Comércio varejista, atacadista, distribuição e importação de X produtos.

Minha razão social: Master Distribuidora LTDA.

O que não pode ocorrer é o contrário, caso eu coloque uma razão social que faça referencia a alguma atividade empresarial essa atividade obrigatoriamente teria de  estar na minha listagem de CNAEs.

- Mais recentemente, na data de ontem (10/06/2021) foi aprovado novo DREI que permite a utilização do N° de CNPJ como Razão Social, desde que seguida pela sigla que define a Natureza Jurídica, exemplo: 00.000.000/0000-00 LTDA

Dep. Societário
[email protected]

GABRIELLA LONGO

Gabriella Longo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 junho 2021 | 11:19

Você deve OBRIGATÓRIAMENTE na LTDA unipessoal usar o NOME da pessoa. Porém você pode acrescentar a expressão relacionada a atividade
Exemplo: S. B de Jesus Veículos LTDA
A expressão multimarcas não sei se dá, mas o colega acima disse que sim então você pode colocar como primeira opção e caso não aceitem eles podem acatar as seguintes.... 

 

MATHEUS

Matheus

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 junho 2021 | 15:21

Como o nosso amigo Osmar nos disse, já realizei o mesmo registro de sociedade unipessoal sem utilizar o nome da pessoa, pela Jucemg. 

GABRIELLA LONGO

Gabriella Longo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 16 junho 2021 | 15:44

Fui pesquisar mais afundo, realmente equivoquei na minha afirmação. É que muitos sites dizem que unipessoal deve ter como razão o nome do empresário, por isso a confusão.

Simone Brandão

Simone Brandão

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 17 junho 2021 | 11:17

Exatamente Gabriella, estava pesquisando e cada site diz uma coisa, ate enviei email pergunta na JUCERJA, mais parece que não fui muito clara na minha duvida, pois a resposta não me esclareceu. Foi quando lembrei daqui e lancei a minha duvida. 
Mais agradeço a ajuda de todos, foram bem esclarecedoras as respostas. 
Vou ver o que o cliente vai opinar em fazer depois que passar pra ele as opções .
Boa semana pra todos.
Bom fim de semana, nesse friozinho gostoso 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.