x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 332

É necessário CNAE para atividades eventuais?

Carol

Carol

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 junho 2021 | 15:37

Boa tarde,

Estou trabalhando para ajudar a regularizar uma empresa e os sócios queriam saber se é preciso incluir um cnae para todas as atividades que eles pretendem fazer e emitir nota fiscal.
ex: um salão de beleza que pretende de vez em quando fazer cursos ou palestras para profissionais, talvez lançar apostilas e quem sabe um dia vender um livro sobre o assunto de corte de cabelo. Precisaria indicar o número CNAE de cada uma dessas atividades (salão, cursos e palestras e varejo de livros)? Ou por serem atividades pontuais não precisaria?

Desde já agradeço. Se tiver ficado confusa a explicação, peço desculpas e posso elaborar mais se for preciso.

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 21 junho 2021 | 15:57

Carol,

Boa Tarde

Entendo que sim , ha de fazer e ou incluir atividade secundárias.O motivo esta no aspecto de tributação e no confronto CNAE dentro do ambiente  e-Social  vejamos ( considerando meu Município).
- Salão de Beleza → Isento de Iss
- Curso → Tributado no ISS
- Livros → diferenciado 
Veja no congla :  concla.ibge.gov.br/documentacao/cronologia/204-concla/classificacao/por-tema/1365-cnae-2-0.html

e verifique a compatibilidade das atividades.
Vanil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.