x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 45

acessos 25.057

MEI escritório de contabilidade

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 18:24

Boa noite pessoal, estou pensando em tirar meu CRC e se inscrever como M.E.I., alguém já fez isso?

Preciso comunicar ao Conselho de Contabilidade a abertura?

Abraço e obrigado a todos..

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
GENIVALDO SOUZA DA SILVA

Genivaldo Souza da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 10:34

Bom dia Paulo, eu me inscrevi como MEI, porém nao informei ao conselho de contabilidade, pois aqui no estado de Goias, eles exigem que se pague a anuidade pelo cadastro de pessoa física e também pelo cadastro de pessoa jurídica, no caso citado o MEI. Como estou apenas começando, e ainda tenho pouca rentabilidade, a fim de economizar resolvi tomar esta manobra para, por enquanto, pagar apenas pelo registro de pessoa física.

Paulo Ferreira da Silva

Paulo Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 00:45

Prezados, conforme o assunto, também tentando abrir minha home office em casa, porém, gostaria de saber se minha inscrição e pelo MEI ou pelo SIMPLES, me formei agor a pouco e gostaria de seguir a profissão e algumas dicas. Bem, estou com muita expectativa e preciso muito da ajuda dos amigos, aguardo retorno!!! obrigado....

GENIVALDO SOUZA DA SILVA

Genivaldo Souza da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 13:58

Paulo Ferreira da Silva, inicialmente aconselho vc a abrir sua inscricao pelo MEI, uma vez que nao terá custos com a abertura, lembrando que vc nao pode ultrapassar faturamento anual de R$ 36.000,00 o que equivale a uma media mensal de R$ 3.000,00...nessa modalidade vc vai pagar um imposto mensal no valor de R$ 61,10 onde desse total, R$ 56,10 vao pra sua previdencia e R$ 5,00 vao pra prefeitura de sua cidade a titulo de issqn....se vc optar pelo simples nacional, vc vai ter um gasto aproximado de R$ 150,00 com a abertura da empresa + tributos mensais no valor de 6% do seu faturamento + R$ 56,10 a titulo de contribuicao previdenciaria.

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3, Controller
há 13 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 17:22

Senhores,

O Conselho Federal determina que para a prestação de serviços de contabilidade, como empresa (PJ), esta precisa ter o contrato social validado pelo CRC.

No que tange a prestação de serviços como autônomo, não é necessário, no entanto, caso ocorra algum problema em que o contador for denunciado ao CRC, terá sérios problemas, pois, o órgão poderá alegar que a "empresa contábil" não está registrada neste e, poderá suspender o prestador de 90 dias a 01 ano.

Lembro que no caso do MEI você até poderá conseguir isso, pois, se tentar elaborar um contrato social, sem o aval do CRC você não consegue o CNPJ.

Eu, quando iniciei fiz um cadastro na prefeitura de SP e, com o CCM comecei a trabalhar. Após 2 anos, registrei meu contrato social e tirei o CNPJ. Se o seu cliente não fizer questão, tudo certo. Que conste no seu contrato de prestação de serviços que, você não tem vínculo empregatício com o seu cliente.

Outra coisa: No caso de um litígio, você não terá força para contestar judicialmente, apenas se constar em cláusula contratual. Nesse caso, você seria advertido pelo CRC / CFC.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 00:37

caro col.Jairo Salgado- aproveitando a indagação sobre mei, voce não acha que muitos fazem confusão entre ser MEI e participar do Simples Nacional pois se inscrevendo no MEI será SIMEI consequentemente não é mesmo??
Talvez queiram perguntar se devem abrir como MEI ou como micro-empresa normal ou Ltda (caso queiram sócios).
O MEI participa do Simples Nacional automaticamente ao se inscrever. Só vi um caso até hoje que a pessoa encerrou uma empresa ltda e logo a seguir abriu um Mei e não conseguiu tirar os DAS mensais, apesar de já ter o Certificado de Abertura. Algum tempo depois conseguiu mas o que houve foi um erro no processamento já que havia dado baixa recente em uma ltda. (informações da Rec.F.B)
Lembro-me que há o desenquadramento do mei após a declaração anual
caso ultrapasse a receita bruta naqueles valores já conhecidos.
Aguardo sua opinião ok??. obrigado desde já.

cesar serrati
Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3, Controller
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 14:23

Caríssimo Cesar,

Realmente procede a sua colocação. Existe uma confusão sobre ser MEI e participar do SImples Nacional.

Se a empresa ultrapassar a receita acumulada de R$ 36 mil/ano será desenquadrada.

Aproveitando o ensejo, verifiquei junto ao CRC/SP e, obtive a informação de que nem mesmo empresa MEI podem praticar serviços de contabilidade.

A menos que a pessoa abra a empresa para fins de prestação de serviços de ordem de escritório, tipo despachante, escriturário, etc.(grifo meu!).

Assim prevalece a informação de que o melhor (para quem está começando), seria tirar o cadastro na prefeitura, como autônomo. Posteriormente, quando já tiver uma carteira de clientes, cria um contrato social e, abre uma empresa como manda o figurino.

Boa sorte!

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 09:43

caro Paulo Ferreira- voce não disse o cnae ou atividade desta futura empresa mas agora posso te dar uma opinião.----Vc. quis dizer abrir como MEI ou empresa ME normal . Se for mei, dependerá de estar dentro dos 36 mil brutos, anuais e ter o cnae enquadrado conforme relação do portal do microemp. A outra situação é se o faturamento for previsto como acima do valor retro-mencionado e projeção para mais de 1 empregado o certo é abrir como micro empresa normal e depois, conforme queira, fazer a opção pelo Simples Nacional que te dará algumas vantagens (micro x simples). Outro lembrete- a declaração de uma ME optante pelo simples nacional é mais complexa e muito diferente da decl. do Mei., sendo esta última, fácil , simplificada justamente para facilitar a vida do empreendedor que nem sempre tem um contador aa disposição . É evidente que o mei precisa acompanhamento pois tem-se que ter certa base para executar tais tarefas que sabemos ser de muita responsabilidade e atenção.Se abrir como MEI, não se preocupe pois automaticamente já é SIMEI, a não ser que se desenquadre no final do exercicio quando fizer a declaração e estiver bem acima daquele valor já conhecido.
Então, Mei já é simei. A outra situação é micro com futura opção pelo simples ok? (leia no simples nacional as vantagens para micros ao fazer a opção ). O manual do mei é outro, está no próprio portal do microempreendedor apesar de ter o título Manual /simples nacional.
Saudações, a disposição.

cesar serrati
Paulo Ferreira da Silva

Paulo Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 15:46

Prezado César, meu desafio é atuar em minha profissão como contador, porém, não obtenhoa experiência necessária. Por isso, minha dúvida é na utilização EI ou ME, pois, não obtenho recursos para começar, também gostaria de saber haveria algum problema, ou restrições e/ou impedimentos quando for passar para ME ou Simples, e se caso for quais os problemas que serão d impedimentos para atuar da prestação de serviços. Em relação NF de prestação de serviços ou RPA, são às singelas dúvidas que me rodeiam a luz do meu conhecimento. Desde já agradeço a oportunidade dos esclarecimentos.

Amauri F. de Souza

Amauri F. de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 13:49

Caro Paulo.

Uma duvida o sr. formou agora e ja abrirá uma empresa de contabilidade?
Porque o Sr. não trabalha primeiro em algum escritório e adquira conhecimento na pratica ai sim abra a sua empresa.
Pois a pratica e totalmente diferente da teoria.
Mas todo caso boa sorte e que Deus te Abençoe.

Att.

Amauri

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 14:08


Paulo, boa tarde.

Eu me encontrava inscrita com (CEI) Esc. Individual, liguei par ao CRC e eles me orientaram a fazer a inscrição como Mei e me dirigir como o certificado do MEI ao CRC para fazer a transformação de CEI para Mei no Conselho mediante o pagamento da taxa deR$ 70,00.

O ideal é você ligar para o CRC e pedir a orientação correta.

Abraços
Sônia

Carpem Die
Sônia Fiorine
Paulo Ferreira da Silva

Paulo Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 14:34

Você está certíssimo, Amauri. Estou tentando encontrar um escritório, para adquirir experiência, mais aos "40" fica difícil recomeçar, depois de 20 anos trabalhando no varejo, agora tomando outro rumo profissional, tem que ter muita força de vontade e sobrepor as diversidades do preconceito. Pretendo começar em casa mesmo e me inscrever no MEI e /ou estagiar em um escritório, para no futura quem sabe abrir o meu.
Sonia, estarei entrando em contato com o CRC para os devidos esclarecimento sobre este tópico. Portanto, agredeço a todos pelos os esclarecimentos.

Abraços
Paulo.

Bruno Pacheco da Costa

Bruno Pacheco da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 21:55

Caros colegas ainda nao tenho muito costume com o forum por isso ainda tenho dificuldades em sabe em que locar colacar as duvidas.

estou comecando aos poucos no ramo da contabilidade mas gostaria de saber dos amigos, o que vale mais apena e trabalhar como mei ou como autonomo.

Gostaria de orientacoes.

Bruno Pacheco - Tecnico em Contabilidade.
Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3, Controller
há 13 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 11:01

Caro Bruno,
As disposições até agora mostram que existem dois consensos: adquirir experiência e depois montar uma empresa.
Os tempos são outros (lá se vão 50 anos), mas, eu começei a ver como se abria empresas. Percorri órgão públicos e, li muito sobre isso. Procurei escritórios e na época era algo caro e demorado. Descobri que um escritório abria uma empresa em média 90 dias e cobrava R$ 1mil reais. Desenvolvi um método próprio e, conguia fazer em 60 dias por 30% menos. Aos poucos fui pegando o jeito e, especializei no assunto. Depois fui trabalhar em escritórios de contabilidade para adquirir mais conhecimento. Quando senti firmeza no que sabia, fiz um registro como autônomo para poder emitir nota fiscal. Algum tempo depois, montei um escritório no qual trabalho a 30 anos. Foi difícil, mas, valeu a pena. Acredite no seu potencial e invista em leitura de matérias afins e, busque parcerias. Só monte a sua empresa quando tiver uma boa bagagem.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
Bruno Pacheco da Costa

Bruno Pacheco da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 12:42

Caro amigo Jairo. Boa Tarde.

Agradeço e muito em seu depoimento, mas na realidade não me expressei o suficientemente bem e ou adequadamente.

Sim eu estou comecando no ramo da contabilidade agora, mas o que na realidade acontece é, tenho uma cliente que quer se regularizar pois a mesma tem um salao de beleza. Quer saber se para ela é mais viavel se registrar como autonoma ou como MEI.

Por isso no inicio do meu depoimento disse que nao sabia se este era o local certo para este questionamento. Mas lembrando que o teu depoimento em muito me orientou pois como ainda jovem e um pouco afoito muitas vezes trocamos os pes pelas maos.

Bruno Pacheco - Tecnico em Contabilidade.
Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3, Controller
há 13 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 13:40

Sem problemas.

No caso dela, eu optaria pelo registro no MEI.

Justifico que o valor que ela irá pagar é menor se for como autônoma.
Por exemplo o INSS como autônoma seria de 20% sobre o mínimo (R$ 109,00) contra R$ 56,00. Vou ficar devendo uma informação, mas, houve uma redução de 50% no INSS para as empresas inscritas no MEI.

Além de que ela vai poder emitir nota fiscal eletrônica.

Espero ter ajudado.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 18 junho 2011 | 15:33

Prezados Colegas,

Estou decidindo abrir meu escritório, home-office mesmo, e minha dúvida é quanto à forma de constituição.

Então vejamos:

Para optar por MEI o limite anual é 36.000,00. Nessa situação se a empresa registrar o primeiro faturamento em Junho/2011, ela poderá ter como valor máximo de receita os 36.000,00 / 7 meses ?

Isso sendo possível, logo em Janeiro/2012 poderia está optando pela alteração para Firma Individual tributada pelo Simples Nacional ?

Grato pela atenção.

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3, Controller
há 13 anos Domingo | 19 junho 2011 | 23:19

Caro Reginaldo,

Sim.

O limite anual é R$ 36 mil ou 3mil/mês.

Independentemente da data de abertura dentro do ano, o valor prevalece.

Mas, uma dúvida é: vc poderá optar pelo Simples Nacional no momento de abertura da MEI, então não entendo a opção em Jan/2012.

Um conselho: mantenha-se atualizado com a legislação e, leia muito.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
Diego Monteiro

Diego Monteiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 11:05

Bom Dia ,
bom até onde sei, os escritorios Optantes pelo Simples Nacional , são obrigados a dar acessoria a abertura de MEI , como condição para ser Simple s Nacional !!

Espero ter ajudado

Att

Diego Luiz

Espero ter ajudado.


Att.
Diego Monteiro
(34) 9 9149-7576 
Uberlândia/MG
[email protected]
Skype : dimonteiro



"Dar de si, antes de pensar em si"
Diego Monteiro

Diego Monteiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 11:15

Bom Dia

Apenas para lembrar Sr. Reginaldo Teixeira,

Apesar de no CNPJ do MEI sair o CNAE 82.11-3/00 ( Serviços combinados de escritório e apoio administrativo) ,
o MEI só é optante por este CNAE , quando se trata da atividade de Arquivistas de documentos (Serviços de arquivamento e de organização de documentos - Arquivista de documentos; Serviços de arquivamento e de organização de documentos - Arquivista de documentos),
Não sendo a atividade de contabilidade optante pelo MEI !!!

Espero ter ajudado.


Att.
Diego Monteiro
(34) 9 9149-7576 
Uberlândia/MG
[email protected]
Skype : dimonteiro



"Dar de si, antes de pensar em si"
Diego Monteiro

Diego Monteiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 14:25

Quando acessei o portal do MEI , e fiz uma simulação , a unica atividade que encontrei foi a que descrevi acima !!
Posso até estar equivocado , mas se puder fazer o mesmo .

Espero ter ajudado.


Att.
Diego Monteiro
(34) 9 9149-7576 
Uberlândia/MG
[email protected]
Skype : dimonteiro



"Dar de si, antes de pensar em si"
Diego Monteiro

Diego Monteiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 10:17

O que vc me aconselha?

a abrir um CEI ou um MEI,
sabendo que a finalidade é a questão da Conectividade Social,
já que com o certificado que tenho e-cpf (não consta nº de CEI),
não posso fazer procuração da CEF, pois é necessario vinculo no FGTS.
De qualquer modo , terei que fazer um novo certificado , mas qual seria a melhor opção?

Att
Diego Luiz

Espero ter ajudado.


Att.
Diego Monteiro
(34) 9 9149-7576 
Uberlândia/MG
[email protected]
Skype : dimonteiro



"Dar de si, antes de pensar em si"
Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3, Controller
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 10:31

Caro Diego,
Realmente é necessário que conste o nº da CEI quando da inscrição do Certificado Digital. Desta forma, eu aconselharia você a fazer um novo Certificado Digital, pois, usará este com mais regularidade a partir do próximo ano.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
Diego Monteiro

Diego Monteiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 10:34

Certo , o certificado terei que fazer de qualquer maneira,
falo da relação CEI x MEI ,
qual vc me aconselhar a abiri?
digamos, os pós e contra de cada um
Será que consegue me ajudar?

Espero ter ajudado.


Att.
Diego Monteiro
(34) 9 9149-7576 
Uberlândia/MG
[email protected]
Skype : dimonteiro



"Dar de si, antes de pensar em si"
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.