x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 165

Notas fiscais não emitidas

regis

Regis

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 9 julho 2021 | 15:39

Meu cliente tem diversos pedidos feitos numa plataforma que não emite cupom fiscal. Como eu posso fazer para suprir isso? Devo emitir nota por nota de cada cliente que comprou?

regis

Regis

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 12 julho 2021 | 16:50

Pois é, é um absurdo. Mudaram agora a plataforma pra uma que emite nota fiscal, porém o que faço para regularizar esses pedidos passados? como faço para emitir as notas desses pedidos antigos? posso emitir uma única nota fiscal pra todos os pedidos do mês que ele realizou? é uma loja de petiscos que vende para pessoa física.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Segunda-Feira | 12 julho 2021 | 17:06

Caro, já que em relação aos impostos estaduais estamos falando de substituição tributária, pois é comida, resta a parte dos impostos federais e a solução de consulta Cosit no 295 de 2014 diz que:
"O auferimento de receitas pelas pessoas jurídicas, quando desobrigadas ou impossibilitadas de emissão de nota fiscal ou documento equivalente, em razão da não autorização para impressão pelo órgão competente, deve ser comprovado com documentos de indiscutível idoneidade e conteúdo esclarecedor das operações a que se refiram, tais como recibos, livros de registros, contratos etc, desde que a lei não imponha forma especial."
Desta forma, já que há os extratos bancários e outros comprovantes das respectivas receitas, você deve escriturá-las e pagar os referidos impostos federais. O que não pode haver e receita não contabilizada, independente de vocÊ ter emitido a nota fiscal ou não. Todos os impostos devem ser pagos, essa é a sua preocupação maior. Ofereça todas as entradas de numerários a Base de Cálculo dos impostos. Simples assim...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.