x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 16

acessos 35.330

Correspondente Bancário

Leandro de Almeida Nogueira

Leandro de Almeida Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 00:53

Boa Noite,

Me chamo Leandro, e estou fazendo a abertura de uma empresa que prestará serviços como "Correspondente Bancário".
Estou com uma série de dúvidas e preciso de ajuda.

1. Esse tipo de prestação de serviços pode ser exercída por uma Empresa Individual?

2. Essa empresa pode receber o título de ME e/ou EPP?

3. Já sei que não poderá ser optante pelo simples nacional, a sua tributação será exclusivamente pelo não-cumulativo ou pode ser pelo cumulativo?

Me ajudem por favor...

Att.,

Leandro Nogueira

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 16:35

Leandro,

1. Não há restrições de atividades para empresa individual, limitada ou anonima. Todo tipo de empresa pode exercer qualquer atividade. O problema se encontrará somente na tributação: quem pode ou não ser simples.

2. Este título é meramente para informar o faturamento anual daempresa e estar a enquadrando na Junta comercial. Então, também não há obstaculos.

3. quanto a tributação voce terá que fazer um paralelo a que chamamos de "planejamento tributário" para ver qual regime será mais satisfatório.

Helena Rodrigues

Helena Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 12:04

Boa tarde, estou com algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vcs.
O caso é o seguinte, tenho uma empresa que exerce a atividade de mercearia e mercado é uma empresa enquadrada no regime do simples nacional e atua com compra e vende de mercadoria, porém essa empresa tem um convenio com a caixa economica e tem um caixa aqui q presta o serviço de recebimento de boletos e tal. Como proceder nesse caso, que tipo de programação fiscal a empresa tem que ter ref. a esse serviço de correspondente bancario?

REIMIVALDO RAMOS DA SILVA

Reimivaldo Ramos da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 23:06

Boa noite!

Quero obter informações sobre CORRESPONDENTE BANCÁRIO - EMPRÉSTIMOS PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS.

Que tipo de empresa tenho que abrir para prestar este tipo de serviço?


obs: eu já tenho uma empresa INDIVIDUAL no ramos de confecçoes e presentes.

Desde já agradeço as informações daqueles que poderem me ajudar.


Grato!
Reimivaldo

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 13 anos Sábado | 18 junho 2011 | 09:13

Helena Rodrigues

bom dia, gostaria muito em ao menos dar alguma dica ou alternativa

para posterior solução, mas sua pergunta não está bem clara.

oquê realmente entendí é quê no estabelecimento tem um caixa

quê faz os serviços de correspondente bancários.

oquê tenho conhecimento é de alguns estabelecimentos alugar um

espaço para caixas eletrônicos.

onde o cliente recebe um determinado valor mensal ref.: ao aluguel

no seu caso, acho melhor você especificar oquê e como é feito estê

serviço no estabelecimento do seu cliente.

quanto a contrato social , simples nacional " isso não muda em nada "

estamos aqui com o objetivo de ajudar colégas de qualquer parte do brasil.

até

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 11:06

Olá Reimivaldo,

Com certeza é prestadora de serviços e o cnae correto, foi colocado acima pelo colega Rogério Carlos (6619-3/02). Embora o final 02 desse cnae não faça parte da lista de vedações ao ingresso no simples, será vedado pela receita federal nem precisa perder temo em pedir o enquadramento, ou será luvro presumido ou real, depende da avalição tributária da empresa.

abrçs

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Nathan

Nathan

Bronze DIVISÃO 2, Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 15:57

Como é de costume hoje em dia, uma farmácia quer ser correspondente de um banco (recebimento de boletos e títulos), como acobertar essa operação já que a farmácia não é prestadora de serviço, portanto não emite NFS?

Emanuele gegenheimer da silva

Emanuele Gegenheimer da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2012 | 12:50

Recebi os dados assim:
Código ideal para confecção do contrato social de menor carga tributária e aceito por todos os bancos parceiros.
Cód 82.91-1-00: Análise de Cadastro Para Aprovação de Crédito / Informações Cadastrais / Informações para Avaliação de Capacidade de Crédito de Pessoas e Empresas.
(Lembrando que na Razão Social da Empresa não devem conter expressões ou palavras que façam menção a CRÉDITO (Ex.: CredMax, CrediFlash, Lunacred, Guarucred ou ainda, Lázaro Empréstimos e Financiamentos, MA Empréstimos Consignados etc).

Leandro de Almeida Nogueira

Leandro de Almeida Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 16:48

Pela minha experiência, se você colocar como objeto social CNAE para correspondente bancário, você irá precisar de autorização do BACEN antes de registrar o seu contrato na Junta Comercial!
A empresa que abrimos, colocamos como objeto social -82.11-3-00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo.

Não sei como posso postar o modelo do contrato. Caso queira, por favor enviar o email que lhe encaminho!

Att.,

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 09:35

Bom dia Leandro,

O cnae para correspondente bancário não precisa de autorização do bacen, porem este cnae é o mais indicado para a atividade de crédito consignado, só que ele não enquadra no simples nacional, ficando assim a empresa sujeita ao lucro presumido, tendo que apuirar ir, csll, pis, cofins. O cnae de serviços administrativos, pode direcionar para vários tipos de prestação de serviços, porem para essa atividade, não seria o mais recomendado. Existe uma luta grande dos orgãos para enquadrarem esse cnae no simples nacional, pois na verdade a atividade financeira é de responsabilidade do banco.
Espero ter ajudado,

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Isamara Silva Cota

Isamara Silva Cota

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 09:33

Estou com um cliente que quer abrir uma conveniencia e café, e apos a abertura da empresa ele irá pleitear um contrato de correspondente da Caixa Economica, minha dúvida quanto ao CNAE é: já posso colocar o CNAE de Correspondente bancario na abertura? Quais CNAEs utilizar nesse caso e como fica o contrato social?

Isamara Silva Cota
Analista de Sistemas
Contadora
MBA GEstão Financeira, Auditoria e Controladoria
Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 17:04

Prezado Colega Leandro de Almeida Nogueira, boa tarde!

A minha dúvida é a mesma do colega Cicero Daneres Berneira.
Tem como você disponibilizar uma cópia do contrato também.
Ficarei imensamente grato.
Antecipadamente, agradeço.

Marcelo S. Vieira.

Nota da moderação:
Caso alguém queira disponibilizar uma cópia do contrato, envie um e-mail para @Oculto (e-mail do moderador) com o arquivo a ser anexado, e informando o link de acesso ao tópico que o mesmo devera ser anexado, após analise do arquivo o mesmo sera anexado ao tópico e disponibilizado a todos;

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.