Diego de Castro
Bronze DIVISÃO 5 , Analista InformáticaPrezados (as), boa tarde à todos! 1 - Como todos sabem o sistema de Coleta é integrado com outras plataformas no que tange a união, estados e municípios. No meu caso estou utilizando o sistema da JUCEES(estado do Espírito Santo) que terceirizou por meio do Simplifica para estar fazendo a VIABILIDADE de Constituição de uma nova Empresa. Enfim a viabilidade de uma EIRELI foi aprovada e está tudo certo no sistema da JUCEES, só que ao fazer todo trâmite do DBE na Coleta WEB da Redesim RFB os problemas começam com as seguintes pendências que tão logo se identifica os bugs / erros do próprio sistema; Obs. Todos sabem que é um algoritmo.
Abaixo os erros no QSA:
1 - Para a Natureza Jurídica informada o representante deve fazer parte do QSA com a mesma qualificação.
Minha Resposta: Como? Se automaticamente o representante já consta no QSA de forma automática e isso é travado pelo sistema e até mesmo o preenchimento do endereço é realizado, ou seja, a parte que não se pode fazer edição.
2 - Para a Natureza Jurídica selecionada, o nome do sócio deve ser o mesmo do responsável da empresa informado.
Minha Resposta: Se você incluir a mesma pessoa representante: "65 pessoa física titular representante residente domiciliado no Brasil como titular novamente, o sistema dá erro informando que tem duas pessoas com o mesmo CPF e também tem o capital que você deve destinar para apenas o titular da EIRELI. Detalhe, mesmo se mudar a qualificação da pessoa responsável na EIRELI para administrador sendo representante e depois colocar ela como representante titular a falha continua. É irritante esses problemas que são relatados datado de 8 anos atrás e continua a ocorrer em pleno 2021. A receita deveria ter uma knowledge base, para os programadores, mesmo que mude de profissional, para isso não retornar os erros anteriores. É muito dinheiro de impostos nossos gastos para essas pessoas não terem métricas para solucionar de forma definitiva esses problemas relatados outrora.
Alguém tem o fale conosco da REDESIM? Acho pouco provável que alguém aqui tenha resposta para esses tipos de problemas nesta versão "mais nova do coleta web". Não me entendam mal, nem estou debochando de ninguém aqui, mas é muito ruim perder horas e horas do seu dia e testar diversas possibilidades para ver se o problema não está em si mesmo, ou seja, na sua própria máquina, navegadores. Mas já testei em outros navegadores, outras máquinas e o problema continua. Então só resta o fale conosco da receita. Mas vai que alguém tenha a resposta para esse tipo de problema.
3 - Apenas uma observação, o mesmo problema ocorre ao tentar constituir uma Sociedade Unipessoal Limitada (natureza empresária) 206-2.