x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 252

MEI - DESENQUADRO POR NECESSIDADE DE IE

Galadriel

Galadriel

Bronze DIVISÃO 4
há 3 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 13:15

Boa tarde Prezados,

Tenho um cliente MEI, no qual está precisando de uma IE aqui no paraná. Como os MEIS aqui não tem mais essa inscrição, vou precisar desenquadra-lo por obrigatoriedade. Seria no caso, pela forma jurídica? Se sim, por onde eu começo, já que no portal da juecepar o MEI não possui essa opção de evento na alteração. Sobraria na Receita/Simples, porém lá já diz que o desenquadro por essa situação é automático. Fiquei confusa.

Att

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 13:59

Galadriel, boa tarde.

Colega, sou de SP, mas não me faz o menor sentido desenquadrar uma MEI por necessidade de IE, uma vez que a IE é somente uma inscrição para o contribuinte de ICMS e se a empresa desenvolve atividades comerciais, atividades essas que SÃO optantes pelo MEI, ela obrigatoriamente tem direito a IE.

Inclusive em SP se você abre uma MEI com atividade de comércio, alguns minutos depois é só consultar a IE dela que está liberada.

Se eu fosse você, dava uma pesquisada melhor sobre essa situação junto a SEFAZ do estado, que pode ser que seja isso mesmo e eu esteja completamente errado, mas que pra mim isso não faz muito sentido, realmente não faz.

Talvez ai a IE simplesmente não é cadastrada de forma automática, assim como aqui em SP, mas que de outra forma você possa sim fazer a IE dela ainda com a empresa optante pelo MEI.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 14:02


Boa tarde

Você entrando pela site  "empresa facil"  poderia incluir também uma atividade que o  MEI não permita  tal atividade.
A natureza juridica do MEI é 213-5 empresario (individual) e, se for o caso poderia transformar o MEI para LTDA UNIPESSOAL ficando a natureza juridica 206-2.
Lembrando que o Empresario Individual -EI (não o MEI) também tem natureza juridica 213-5.
Estou anexando um modelo de transformação que utilizei.
Um moderador vai analisar o anexo e faz a disponibilidade do arquivo.

Cezar Silveira
raimundo pereira da costa

Raimundo Pereira da Costa

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 28 julho 2021 | 13:15

Boa tarde Amigos,

Tenho um amigo que é MEI, atividade oficina mecânica, CNAE - 45.20-0-01 - serviços de manutenção e reparação de veículos automotores e tinha inscrição Estadual, mas foi cancelada ontem pela SEFAZ  SP, alguém teria ideia oque ocorreu? A empresa tem 02 de funcionamento, não chegou nem comprar com o CNPJ, emitiu poucas notas de serviços.

Galadriel

Galadriel

Bronze DIVISÃO 4
há 3 anos Quinta-Feira | 29 julho 2021 | 09:25

 Yuri Aquino Então, eu entendo seu ponto de vista. Mas aqui no paraná os MEIs só estão emitindo aquela NF avulsa, pois não liberam sua I.E. Vou tentar ligar na receita pr e descobrir o porque disto. Obrigado!


CEZAR SILVEIRA
Entendi. Vou dar uma olhada no seu arquivo obrigada!

ELAINE MOREIRA

Pode ser! mas voce fez isso por onde, pelo portal do MEI ou na Junta do seu estado? Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.