x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 243

Destituição de sócio Administrador por deliberação dos demais sócios - Empresa LTDA

Marcos Bomediano

Marcos Bomediano

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2021 | 10:46

Prezados,

Temos um cliente que a empresa possui 3 sócios, sendo 2 administradores. Um dos Administradores é sócio minoritário.

No entanto, os dois sócios majoritários decidiram retirar a administração deste sócio minoritário. Frise-se que ele continuará como sócio.

Minhas dúvidas são:

Qual o procedimento adotar para que seja feita esta alteração? O sócio administrador que será destituído da administração deve ser comunicado com antecedência? Devido à alteração ser por deliberação dos demais sócios, prevejo que o sócio destituído da Administração não irá querer assinar o Instrumento de Alteração Contratual. Envio somente com a assinatura dos demais sócios? Há algum procedimento especial a ser tomado na Junta Comercial?

Obrigado

Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2021 | 12:14

Marcos Bomediano, boa tarde.

Sua pergunta abrange dois pontos importantes e diverso, portanto, para não me alongar muito na resposta, visto que já tem um tempo, vou te recomendar dois conteúdos escritos por mim, para ver se te dar um norte, um deles é no que tange a deliberação dos sócios e como funciona o ato e tudo mais,  e o outro ponto é como retirar o sócio administrador da sociedade.

Espero ter ajudado.

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.