x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 8.286

Opção pelo Simples Nacional em 2022 Pendência cadastral e/ou fiscal com o estado/DF: SP

Icaro Abdalla Christiano

Icaro Abdalla Christiano

Bronze DIVISÃO 4, Controlador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2022 | 12:32

Boa tarde!
Opção pelo Simples Nacional em 2022 São Paulo - SP.

Fiz um pedido de opção pelo simples nacional 2022 e apareceu a seguinte pendência:

Pendências com as Administrações Tributárias dos Estados, Distrito Federal e Municípios
  
Pendência cadastral e/ou fiscal com o estado/DF: SP

Se alguém tiver um solução ou orientação 

Desde já, agradeço.

Atenciosamente
Icaro
abs.

RAFAEL DA SILVA CONTI

Rafael da Silva Conti

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 08:55

Boa tarde.

também apresento o mesmo problema. Empresa com parcelamento ativo e com a certidão emitida. No entanto a pendência permanece, 
Estou em contato com o chat da Receita Federal, para tentar mais esclarecimentos.

JULIANA

Juliana

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 15:32

Boa Tarde!

Estou com o mesmo problema, inclusive a empresa possui certidão, alguem sabe o que fazer?

agendei no posto fiscal, mas creio que seja erro no proprio sistema da Receita...

obrigada

Jaqueline

Jaqueline

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Segunda-Feira | 17 janeiro 2022 | 09:28

Bom dia!
Alguém sabe me dizer, se dentro do período de opção do simples nacional consigo cancelar e solicitar novamente?
A empresa ainda está com a solicitação em análise, e a pendência já foi solucionada, porém não muda o status.

LUANA

Luana

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2022 | 13:01

Boa Tarde, 

Jaqueline, fiz o teste de cancelar e solicitar uma nova opção pelo simples nacional duas vezes, então pode ser feita, exceto nesses casos, segundo essa matéria www.gov.br Porém, no meu caso, mesmo tudo estando regularizado, a mesma pendencia continuou, que é a mesma comentada nos comentários anteriores.

"A verificação é feita pela Receita Federal, estados, DF e municípios, em conjunto. Portanto, a empresa não pode possuir pendências cadastrais e/ou fiscais, inclusive débitos. Durante o período da opção, é permitido o cancelamento da solicitação pelo Simples Nacional, salvo se o pedido já houver sido aprovado. O cancelamento não é permitido para empresas em início de atividade".

luiz carlos falcone

Luiz Carlos Falcone

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2022 | 10:14

Nesse proprio site, eles fizeram uma consulta com a fazenda e disseram que mesmo quem esta no simples tinha que entregar as GIAS de 2021, para evitar fraudes etc.. " eu entreguei" sem debito e credito, n mudou nada, entreguei ontem a noite!! é aguardar!!

lorena lagos

Lorena Lagos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 31 janeiro 2022 | 15:19

Alguem conseguiu resolver? Tenho todas as certidoes, fui no posto fiscal (eles tiraram as certidoes e disseram que nao deve nada rs), enviei as GIAS mesmo sendo Simples Nacional e a pendencia permance. 
Só me restam algumas horas e não vejo solução.

Lorena Lagos
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 1 ano Quarta-Feira | 11 janeiro 2023 | 12:28

Bom dia Pessoal!!!

O ano mudou, mas o problemas continuam os mesmos.

Vamos ver se alguém passou pelo mesmo caso que estou tendo. Fiz a solicitação de opção para meu cliente e o sistema apresentou a seguinte mensagem:

Pendência cadastral e/ou fiscal com o estado: São Paulo

No entanto, meu cliente não possui débitos ou pendências, inclusive as certidões negativas estão sendo emitidas (até já arquivei, para caso seja necessário recorrer). Fiz as verificações via PFE, CCC e PGE e em ambos, não constam pendências. 

Tem mais algum lugar que eu possa consultar?

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
washington fernando da silva

Washington Fernando da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 12 janeiro 2023 | 18:39

Complicado, ja cancelei a solicitação e solicitei novamente e nada, mesma mensagem no posto fiscal, e no ecac, mas puxo a CND nenhuma pendencia, gias entregues, speds, tudo redondinho..não encontro nenhuma pendencia...não sei mais o que fazer, pior que o prazo vai passando, logo chega o final e se nao for deferido, ficamos como incompetentes pelos clientes...

Washington Fernando
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 1 ano Quarta-Feira | 18 janeiro 2023 | 16:19

Eduardo Piloni e  Washington Fernando da Silva

Boa tarde para todos!

Estive verificando as opções internas no PFE SP, e localizei o menu com a seguinte indicaçao:

Opção pelo Simples Nacional
- Consulta do Resultado
Lá é possível verificar a mensagem de "ERRO", que na verdade é um erro gerado pela própria SEFAZ. Segue mensagem de erro, verificado em um de meus clientes:

CNPJ não autorizado - Impossível calcular a Receita Bruta do estabelecimento (ausência de GIA ou PGDAS-D) . Durante o processo de opção, essa vedação é provisória e poderá ser alterada quando todas as declarações do ano referência forem entregues.
Isso, mesmo com PGDAS entregue. Assim, o que resta, é guardar as CNDs, caso houver uma possível negativa, entrar com processo apresentando as mesmas.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 1 ano Sexta-Feira | 20 janeiro 2023 | 10:21

Vanessa Flávia Batista, bom dia!

Verifiquei hoje e o sistema informa que irá atualizar a base de dados em 27/01, irei aguardar até a data citada por eles, para consultar novamente.

Em outro cliente, o sistema atualizou e já deferiu a opção.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
NILSON

Nilson

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 24 janeiro 2023 | 12:25

Bom dia;

Estou com o mesmo problema CNPJ não autorizado - Impossível calcular a Receita Bruta do estabelecimento (ausência de GIA ou PGDAS-D) . Durante o processo de opção, essa vedação é provisória e poderá ser alterada quando todas as declarações do ano referência forem entregues.
Foi entregue o DAS dia 13 foi pago dia 20 não tem gia para empresa todas as certidões saem normalmente não sei mas o que fazer estamos emitido as notas como presumido. alguem teria uma informação atual.

Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 26 janeiro 2023 | 08:54

Bom dia caros Colegas!

Também estou com essa mensagem:  Impossível calcular a Receita Bruta do estabelecimento (ausência de GIA ou PGDAS-D) . Durante o processo de opção, essa vedação é provisória e poderá ser alterada quando todas as declarações do ano referência forem entregues. 

Essas empresas estavam no Simples em 2022 e desenquadraram por débitos, mas já regularizaram e não consta mais pendência com a Receita. 

Acho que isso esta acontecendo pelo prazo de processamento das informações do fechamento do PGDAS de 12/2022, estava lendo no site do SEFAZ-SP sobre o prazo de processamento:  

"A situação de processamento do pedido de opção é atualizada aos finais de semana e, via de regra, compreenderá todas as regularizações realizadas a até 9 dias antes. Exemplo: o processamento de 16/01/2023 compreenderá as regularizações realizadas até 07/01/2023. Dessa forma caso o contribuinte seja vedado e regularize sua situação, será necessário aguardar até o final de semana seguinte para que sua situação seja atualizada."

No meu caso o fechamento ocorreu na semana do dia 20/01/2023 então só deve processar no dia 30/01.

Espero que tenha entendido corretamente mas, já tirei CNDs, relatório de impeditivo e tudo que encontrei de consulta para garantir.

SILVIO NASCIMENTO

Silvio Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 31 janeiro 2023 | 14:39

Bom galera...!! eu tbm to com essa pendencia e ate abri um processo adm na receita federal 

Todas as CNDs emitida , estadual ,municipal e federal e nada de solucao 

O posto fiscal ninguem parece enteder muito e dao a mesma resposta do site ( precisa esperar atualizar ) 

O fato é que não temos a quem recorrer , é só sistema e nao explica o que fazer de fato..

ENFIM...! dificil

LEONARDO LIMA

Leonardo Lima

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 31 janeiro 2023 | 14:53

Colegas, em relação à falta de processamento do PGDAS-D, agendei um atendimento remoto hoje o fiscal respondeu que basta aguardar.

uma situação nova para este ano é que estão considerando débitos de IPVA
Então é bom consultar no link que o colega acima demonstrou (Serviços Eletrônicos - Simples  Nacional - Consulta resultado)

No meu caso uma das empresas possuia débitos de IPVA em veículo em nome da PJ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.