x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 111

MEI - Microempreendedor individual

Matheus Augusto de Oliveira

Matheus Augusto de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2022 | 19:58

Olá amigos!

Tenho um MEI aberto desde Setembro/2021 e foi aberto por mim mesmo, estou com algumas dúvidas quanto a Declaração Anual dos 4 meses de 2021 e também quanto a emissão e recebimento de Nota Fiscal.

Apartir de Janeiro/2022 irei precisar emitir NFS-e e começarei a comprar mercadorias em meu CNPJ, como ficar a questão do emissão e da escrituração?

Por favor alguém me ajuda quantos as dúvidas acima citadas.

Desde já agradeço.

SARA MENDONÇA

Sara Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2022 | 11:33

Bom dia, Matheus! 
A Declaração anual do SIMEI é feita através do portal, informando o CNPJ da sua empresa.
Após acessar, será pedido o valor da receita bruta total de comércio e o valor da receita total de serviços durante o ano de 2021. (no seu caso de Setembro em diante).
Quanto as NFSe, elas são emitidas através do site das prefeituras  ou em alguns casos, emitidas por emissores particulares.
A questão da escrituração, deve ser feita mensalmente, através de um formulário simplificado, que deve ser mantido juntamente com as notas fiscais de compras e vendas para fins de comprovação.  (www.gov.br)

Obs: atentar-se para os limites de faturamento/compras e as datas de recolhimentos das guias e declarações.

Espero ter ajudado :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.