x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 3.596

Desenquadramento do MEI na JUCESP - Certidão Simplificada

Matheus S

Matheus s

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2022 | 20:54

Este ano tive que realizar o desenquadramento do MEI por motivo obrigatório.

Solicitei a um contador para realizar o procedimento de desenquadramento na Junta Comercial de SP.

Agora preciso renovar o meu certificado, mas não consigo pois não tenho o requerimento de empresário ou certidão simplificada.

Acontece que o contador me informou que em alguns dias os dados são atualizados na junta informando o desenquadramento, e é liberada a certidão simplificada.

Já fazem 2 dias que o processo encontra-se "DEFERIDO" e agora consta no "PROTOCOLO DE SAIDA".

Minha dúvida é se realmente ele está correto. 

Quando feito somente o processo de desenquadramento, sem ter aberto outro protocolo solicitando a alteração de natureza jurídica e razão social. Algum dado será atualizado, sendo possível emitir a certidão simplificada?

Até agora não foi liberada a certidão simplificada e nenhum dado atualizado na ficha cadastral da Jucesp.

Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2022 | 13:23

Matheus, boa tarde.

Realmente a JUCESP tem demorado um pouco para atualizar os dados quando o MEI desenquadra.

Trabalho com validação de certificado e para que você consiga, com a solicitação de desenquadramento na JUCESP e a consulta do Simples Nacional você consegue fazer o certificado.

Espero que tenha ajudado.

LUCIANA BERARDINELI

Luciana Berardineli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2022 | 14:36

Pessoal,  
Tenho um cliente que foi MEI até 31/12/2021, fiz o desenquadramento no Site da Receita,  e já está inclusive recolhendo e entregando as obrigações acessórias já como Me normal, a questão é que o desenquadramento FORMAL na JUCESP ainda não foi feito, e o cliente parece não ter interesse em fazer , pagar os custos, etc...

Gostaria de saber se sabem quais implicações pode levar a não formalização do processo na Jucesp, uma vez que quanto a questão fiscal já está sendo tratada como empresa Me? Alguém já passou por isso? demorou pra fazer e se quando foi fazer deu algum problema?

Grata pela ajuda.

ELIUDE VINICIOS SILVA

Eliude Vinicios Silva

Bronze DIVISÃO 1, Agente Compras
há 1 ano Sexta-Feira | 3 março 2023 | 10:20

Olá,

Realizei a solicitação de desenquadramento no portal do empreendedor em 17/02/2023, fiz a DBE de baixa, e ao tentar finalizar o processo de baixa na JUCESP aparece que o NIRE ainda está como MEI.

Em contato com a junta comercial (hoje 03/03/2022) disseram que esse processo de "formulário capa marrom, não existe mais, e que devo aguardar o portal do empreendedor comunicar a Junta do desenquadramento.

Alguém conseguiu fazer esse processo de baixa sem usar esse processo do formulário capa marrom? 

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 11:58

Bom dia.
Sou de Porto Alegre e preciso fazer o Desenquadramento de um MEI de um amigo de Jacareí/SP.

Gostaria de algumas orientações, se possível.
1° passo - devo fazer o desenquadramento diretamente no Portal do Empreendedor;
2° passo - Na Jucesp o procedimento para o desenquadramento é protocolar a documentação presencialmente ou online? Isso não ficou claro para mim, se ainda deve ser por aquele formulário capa marrom;
3° passo - Após a Jucesp aceitar o desenquadramento, deve abrir novo processo para transformar a empresa em ME?

Caso possam me auxiliar, agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.