x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 32.326

Adição de Atividades Econômicas Secundárias

Saulo Benigno

Saulo Benigno

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 14 anos Terça-Feira | 25 maio 2010 | 19:23

Olá.

Acabo de ter o meu CNPJ aceito pela Receita, está tudo ok.

So que posteriormente vi que minha empresa estará trabalhando em outras áreas diferentes da atividade econômica que foi registrada na Receita.

Como devo proceder para adicionar novas atividades?

Eu imagino que devo editar meu cadastro no sistema CNPJ, adicionar as novas atividades como secundárias (são 5), imprimir o DBE e efetuar agendamento na página da Receita para atendimento de alteração no cadastro.

É assim ou devo ir na Junta Comercial da minha cidade efetuar esta modificação?

Ou em ambos os locais?

Muito obrigado.

Saulo Benigno

Saulo Benigno

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 10:45

Jacyara, muito obrigado.

Fui na Junta Comercial aqui da cidade (Recife/Jucepe) e entrei com o pedido para alteração.

Hoje descobri que como minha empresa é ME (micro empresa) eu não posso utilizar as Atividades Escolhidas (6201-5/00 - Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda), escolhi todas as atividades dentro da mesma Divisão (62 - ATIVIDADES DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO)

Irei amanhã lá resolver isto. Mas gostaria muito de saber em quais atividades ME podem entrar, alguém tem essa lista? Onde posso ver isto?

Já fui no site da Receita e não tive sorte.

Muito obrigado

Benjamin de Jesus Ruella Neto

Benjamin de Jesus Ruella Neto

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 23:38

Saulo, tenho uma ME que tem essa atividade como secundaria, e nunca tive problemas. Nunca confie 100% num funcionário destes orgãos, pois existem muitos estagiários que não sabem de tudo, e funcionários também. Certa vez um amigo meu estava abrindo uma firma individual com nome ficticio, e em nenhum momento foi recusado. Expliquei ao mesmo q firma individual, tem que ser o nome do próprio empresário, quando ele foi perguntar na Junta, não souberam informar para ele, somente um funcionario experiente que estava lá que puxou a orelha dos outros e corrigiu. Fique atento!

Saulo Benigno

Saulo Benigno

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 23:45

Benjamin, muito obrigado.

Eu acabei indo no site da Junta Comercial daqui e vi que o erro especificado foi:

1 - ATIVIDAE DE CONSULTORIA É INCOMPATIVEL PARA O TIPO JURIDICO

(assim mesmo com o atividade escrito errado!)

Bem, uma das atividades econômicas secundárias que utilizei foi a 6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação. Acredito que aí que me dei mal.

Para não dar mais erro, refiz o cadastro e removi todas as secundárias, deixando apenas a 6201-5/00 - Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda que como você mesmo disse é aceita como atividade em uma ME.

Amanhã estou indo na Junta, fico triste em saber que terei que pagar toda a taxa novamente (R$ 95 + R$ 10 DARF) ... isso é fogo. Por um algo que em momento algum o sistema de cadastro informa. Chato.

Mas vamos que vamos.

Obrigado mesmo.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 13 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 10:07

Estou alterando um contrato, pois a firma quer colocar 2 atividades como secundarias, então fiz assim na alteração, ta certo? ou tem algo errado
CLÁUSOLA SEGUNDA
Fica incluído no objeto social o TRANSPORTES DE CARGA EXCETO PRODUTOS PERIGOSOS E MUDANÇAS E TRANSPORTE RODOVIARIO DE MUDANÇA, em razão desta modificação no objeto social a cláusola quarta do contrato social passa a ter a seguinte redação
Clausola quarta : o objeto social é o COMERCIO VAREJISTA DE PRODUTOS DE PADARIA E CONFEITARIA E TRANSPORTES DE CARGA EXCETO PRODUTOS PERIGOSOS E MUDANÇAS E TRANSPORTES RODOVIARIO DE MUDANÇA.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 17:30

Mariza,


Tá tudo OK!
Errado mesmo, só a palavra "cláusula" (rsrsr)

Vc também poderia fazer a cláusula do seguinte modo:

"Cláusula 2ª - As atividades da sociedade, a partir deste ato, serão as seguintes: comércio varejista de produto de padaria e confeitaria, transporte de cargas, exceto de produtos perigosos e mudança, e o transporte rodoviário de mudanças"

Desse modo, não precisaria se reportar à cláusula do Contrato Social, repetindo-a.
Fica a seu critério.

Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.