x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 31

acessos 41.576

Representante CNPJ Associação

suely massumoto

Suely Massumoto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 14:21

Boa tarde.
Preciso fazer a alteração do responsável legal perante o CNPJ de uma associação sem fins lucrativos. Segundo o Estatuto, a associação será representada pelo seu presidente, mas a diretoria reunida em assembléia resolveu nomear um liquidante para representar a associação em todos os atos de encerramento da mesma.
Pergunto: - Posso colocar o liquidante nomeado pela assembléia como representante perante o CNPJ utilizando o evento 202? - Neste caso tenho que alterar dados na QSA? - Quem deve assinar o DBE?

Desde já agradeço a orientação.

Suely

Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 17:54

Boa tarde Suely, neste caso você deverá colocar o evento 202 e a data do registro do estatuto em cartório. Deverá selecionar alteração de dados cadastrais e quadro de sócios. Informar o representante e seus dados. No quadro de sócios informe o Administrador que está saindo e o que está entrando. Quem assina o DBE é o administrador que está entrando. Não se esqueça que deverá reconhecer firma da assinatura, e anexar xerox autenticada do estatuto e da ata da assembléia onde o administrador foi aprovado.

Fátima Montagner
suely massumoto

Suely Massumoto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 08:48

Olá Fátima, bom dia e muito obrigada pela orientação clara e precisa que você me passou.
Desculpe incomodá-la mais é que surgiu mais uma dúvida. Esta associação tem eleição anual para presidente e verifiquei que o presidente que assinou a ata de nomeação do liquidante não é o mesmo que consta no QSA.
É necessário alterar o QSA colocando o presidente que assinou a ata de nomeação e depois fazer outra alteração para colocar o diretor que foi nomeado liquidante, ou posso fazer direto?

Mais uma vez agradeço a atenção.
Suely

Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 09:33

Bom dia Suely, você deverá colocar no quadro de sócios a saída da pessoa que está responsável perante o CNPJ na Receita Federal, independente de quem assinou a Ata, (Por Exemplo: quem está como responsável quando passa as declarações para a Receita Federal) e colocar quem está entrando como sócio administrador.
Se ainda tiver dúvida pode voltar a postar, estamos aqui para ajudar ok.

Fátima Montagner
MANOEL FRANKLIN SANTANA

Manoel Franklin Santana

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 18:33

Boa noite, estou com dúvidas quanto a alteração do representante legal de uma associação sem fins lucrativos, pois o presidente e representante legal desta substituiu o anterior, mas mesmo feito a alteração ainda consta o representante anterior como representante.

Qual processo deve ser realizado para quem ocorra a alteração?

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 24 junho 2010 | 10:01

Bom Dia - Colegas
Preciso de ajuda.
Tenho uma Igreja Evangelica que contratou-me para regularizar a sua situação. Após o registro do estatuto em cartório, providenciei o CNPJ junto a RFB. Para se ter uma idéia tudo isso foi feito dentro deste mes de junho de 2010. Agora fui surpreendido que a Igreja dividiu-se (sic) e o Pastor que estava como responsavel foi embora. Os que ficaram me solicitaram o fechamento da Igreja. Por favor, como devo proceder para que isso aconteça, ou seja fechar a Igreja no cartorio e na RFB., pois nem sequer houve movimento. Aguardo...obrigado..abraços.........

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Silvania Timm

Silvania Timm

Iniciante DIVISÃO 2, Secretária
há 14 anos Sexta-Feira | 25 junho 2010 | 15:01

Preciso fazer a alteração do responsável legal perante o CNPJ de uma associação sem fins lucrativos. O novo presidente não consta no QSA, como faço para incluí-lo e substituir o atual? Fiz várias tentativas, mas sem sucesso.
Att,

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 25 junho 2010 | 15:15

Boa tarde!

Osvaldo

Se entendi direito e o Pastor que foi embora é representante junto a RFB voce pode fazer solicitação apenas no CNPJ de alteração do responsavel, colocando algum membro que tenha restado e que conste na ata de abertura como por ex. vice-presidente, tesoureiro, etc.
Elaborar outra ata para registrar o fechamento da igreja registrar no cartorio e a assim por diante.

Silvana,
Voce faz alteração do QSA incluindo o novo presidente, e alteração da pessoa fisica responsavel informando o mesmo. Observe que ele deverá constar na ata para que voce possa comprovar os fatos ok?

Boa sorte a todos!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
RICARDO CREPALDI

Ricardo Crepaldi

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a) Geral
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 17:34

Boa Tarde,
Se alguém puder ajudar,
Uma associação de produtores rurais terá que incluir no estatuto o comércio varejista e atacadista de produtos oriundos dos associados.
Gostaria que saber qual o procedimento à adotar para que se faça esse aditivo de inclusão, bem como um modelo desse aditivo.

No aguardo.
Desde já

CREPALDI
AIRON CAETANO

Airon Caetano

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 09:32

Prezados colegas, bom dia!

Preciso de ajuda,

Uma Instituição sem fins Lucrativos (Igreja) vai precisar fazer mudança do endereço e também os nomes de alguns dos dirigentes. Sei que deverá ser feito uma Ata descrevendo as alterações e registrar em Cartório, agora a minha dúvida : deverei refazer também um novo Estatuto social e inserir as mudanças ou permanece o mesmo Estatuto antigo? caso for preciso fazer um novo Estatuto, será necessário colocar um texto de consolidação que poderia ser da mesma forma usado na alteração de um Contrato Social?

Se os colegas puderem me ajudar ficarei muito grato.

Abraços

Cinthia Valentim

Cinthia Valentim

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 11:42

Boa tarde,
Como proceder para fazer uma alteração de responsavel perante RFB, é uma associação sem fins e.... gerei o PGD com o eleito assinando a DBE, e no QSA o eleito entrando, e o antigo responsavel saindo.

Deu exigencia dizendo que o responsavel não consta no quadro societario.

O que fazer???

Aguardo um help...

Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 14:22

Boa tarde caros amigos!

Uma associação sem fins lucrativos está precisando fazer alteração no represetante legal, pois houve eleição só que a atual presidente antes era conselheira fiscal sendo assim eu devo cadastrar ela no quadro societário como presidente ou só fazer a alteração com o código 202; e no caso da antiga presidente ela passou a ser 1° tessoureira sendo assim como faço nessa outra situação para retirar a antiga presidente e olocar ela como tessoureira.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
RICARDO CREPALDI

Ricardo Crepaldi

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a) Geral
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 08:13

Bom Dia Washington Luiz Ramos,

A situação ao qual se encontra (a Associação), se dá pelo fato de que, essa transição entre "cargos" (de presidente p/ 1ª tesoureira e de conselheira fiscal p/ presidente) deva ter ocorrido internamente, ou seja, sem a elaboração de uma ata, registro em cartório e nos demais orgãos (federal, estadual e municipal). Caso tenha elaborado o respectivo documento, havia a necessidade, ná época, de alterar para a responsável (atual na época) nos respectivos orgãos supracitados.

Partindo do pressuposto de que não se tenha a referida ata, aconselho o Senhor a elaborar a ata de transição da presidência, citando a antiga presidente (ora 1ª tesoureira) e a nova presidente e, após, efetuar os tramites legais/obrigatórios para a regularização da Associação.

Espero ter ajudado.

CREPALDI
RICARDO CREPALDI

Ricardo Crepaldi

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a) Geral
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 17:13

Washington,
Após a averbação da ata no cartório, preencha o programa CNPJ 2010, da Receita Federal; na aba de eventos, selecione a opção Dados Cadastrais / Situações Especiais e a opção Quadro de Sócios e Administradores - QSA; preencha com o código do evento 202.
Qdo. for preencher o quadro QSA, coloque o CPF do antigo presidente como saída e logo em seguida preencha o mesmo quadro de QSA com a entrada da novo presidente.

Espero ter ajudado.



"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."

CREPALDI
Daniel Rego

Daniel Rego

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 23:14

Preciso alterar o representante, essa associação tem débitos de DCTF, desde 2006 posso alterar que automaticamente passa os débitos para o novo representante? Desde 2006 que não tem movimento, essas DCTF que eu vou gerar vai provocar uma multa? (Sem movimento) No própio progama da DCTF eu ja tenho como imprimir essa multa para pagar? Em relação ao ano de 2010 eu vou ter que cadastrar uma procuração eletrônica para poder enviar?

Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 14:05

Boa tarde!

Preciso alterar o representante, essa associação tem débitos de DCTF, desde 2006 posso alterar que automaticamente passa os débitos para o novo representante?
R: Sim.Passará os débitos para o novo responsável pela associação.

Desde 2006 que não tem movimento, essas DCTF que eu vou gerar vai provocar uma multa? (Sem movimento) No própio progama da DCTF eu ja tenho como imprimir essa multa para pagar?
Sim.No próprio programa será gerada a notificação.

Em relação ao ano de 2010 eu vou ter que cadastrar uma procuração eletrônica para poder enviar?

Sim.Será necessário cadastrar uma procuração eletrônica pois é obrigatório.

Espero ter ajudado.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Cintia Guccione Batista Silva

Cintia Guccione Batista Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 13:34

Boa tarde!

Gostaria de esclarecer uma dúvida. Tem um cliente que é uma Associação sem fins lucrativos, na ATA de 2012 foi feito uma nova eleição, trocando o Presidente, a ata já foi registrada em cartório, essa alteração deverá ser feita na Receita federal também? Em caso positico como deverei proceder? E eles já tem o certificado digital em nome do presidente anterior, se fizer essa alteração o certificado perderá sua validade, é possível fazer a alteração na receita federal sem cancelar o certificado digital? Qual a melhor maneira de solucionar esse caso?

Obrigada!

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 13:42

Cintia,

Se foi eleito novo presente o responsavel perante o CNPJ mudou, então é necessário proceder a alteração na Receita Federal através de DBE, quanto ao certificado digital se é da Pessoa Juridica creio que esta alteração não elimina sua validade.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Cintia Guccione Batista Silva

Cintia Guccione Batista Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 08:12

Olá Edval,

Obrigada pelo retorno, porém entrei em contato com a Certificadora e fui informada que se alterar o responsável na Receita Federal, o Certificado não terá mais validade, e teremos que comprar um novo, mas isso é um absurdo, pois o certificado pertence a Pessoa Jurídica e se toda vez que alterar o responsável precisar comprar um novo certificado, os clientes terão só prejuízos. Alguém tem alguma situção parecida? Agradeço!

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:13

bom dia

caros colegas alguem poderia me informar como eu devo proceder se a RFB trocou o Presidente no QSA., ou então como eu confiro o QSA na site, qual seria o caminho.
aguardo uma resposta obrigado.

quanto a pergunta acima, não ha necessidade de trocar o certificado digital quando há alterações do CNPJ, quem informou vc Cintia, informou errado.

Obrigado e grande abraço a todos.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Danilo de Almeida

Danilo de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:19

Sr. Osvaldo,

Para efetuar a consulta do QSA das PJ´s no sitio da RFB, só é possível caso você transmita o DBE e seja constatado que o Administrador/Presidente da entidade informado, não seja o mesmo constante na base da RFB, acontecendo isso, no relatório de erro abrirá a opção para consultar. É a única forma de verificar essa informação pela internet. No mais somente procurando uma agência da Receita Federal.

Danilo de Almeida
Coordenador de Dpto Pessoal/RH
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:29

Danilo
obrigado por sua resposta, só que envie o DBE devidamente com a documentação solicitada isso foi no dia 16/7 e até agora não tenho nenhuma resposta, foi por isso que achei que haveria um local onde se consultasse sobre se já houve a substituição do Presidente.

abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Danilo de Almeida

Danilo de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 10:11

Pelo que intendi agora, o Sr. já enviou o DBE com os documentos necessários para a RFB, bem, nesta caso, acesso o sitio da RFB e pelo numero do protocolo (MG00000000) e o CNPJ da entidade consulte o andamento da solicitação.

Danilo de Almeida
Coordenador de Dpto Pessoal/RH
Miriam Eliza de Oliveira Ramos

Miriam Eliza de Oliveira Ramos

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 10:16

Ola Osvaldo Librand
Eu preciso fazer um contrato de gaveta, pois vou passar meu
carro para uma pessoa e preciso fazer um contrato em que ele se responsabilize por todos os danos, acidentes, multas etc... que ele tiver quando estiver em posse do carro, será que você pode me ajudar???


Att


Miriam Eliza

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.