x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 10.450

INCLUSAO DE CONTADOR PELA RECEITA FEDERAL

Nayane Jessica

Nayane Jessica

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2022 | 10:44

Bom dia, as empresas em questão são do CE. 

Fiz uma solicitação de inclusão de contador para duas empresas pelo portal TRAMITA que é de acesso a SEFAZ, uma empresa estava com outro contador e a outra era um MEI que passou a ser ME, e como sempre era feito pelo portal TRAMITA tinha a entrega de documentos que sempre era deferido, mas dessa última solicitação fui informada que agora a solicitação é feita por meio da RECEITA FEDERAL e pelo DBE, queria saber qual o procedimento que envio os documentos pela RECEITA FEDERAL, O Portal? algum manual de envio? e como é feito o DBE? quais eventos?  

Pois não vi nada ate agora de informação sobre isso. 

Paula Borges

Paula Borges

Bronze DIVISÃO 2, Assistente
há 2 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2022 | 18:11

Boa tarde Nayane, 

No DBE na área dos Eventos você irá selecionar a alteração de "Dados Cadastrais / Situações Especiais" > embaixo você seleciona o evento "232 - Alteração do contabilista ou da empresa de contabilidade". Diante disso, você segue o preenchimento dos dados necessários. 
Quando o DBE for deferido, você acessa o Portal e-CAC com o certificado da empresa, vá em "Processos Digitais (e-Processo)"  que se encontra na lateral esquerda da página. Irá abrir uma nova janela e voce seleciona "Solicitar Serviço via Processo Digital".
Na Área de Concentração de Serviço você seleciona: "Cadastros" > e em Serviço selecione "CNPJ - Inscrever, Atualizar ou Baixar Cadastro de Pessoa Jurídica", logo que você selecionar abrirá um campo para voce digitar o número do DBE (neste caso não é o MGN - digo MGN pois sou de Minas, mas no seu caso provavelmente é CEN), será o número de recibo. Ele aparece em letras pequenas, mas no local onde voce irá inserir a numeração tem um ponto de interrogação em laranja que te auxilia a encontrar. 

Posteriormente, será gerado um número de processo, no processo você adiciona um documento para rascunho, dai precisa inserir as informações de tipo de documento. No caso de DBE é: PEDIDOS E REQUERIMENTOS > REQUERIMENTOS > DBE 
será solicitado novamente o número do DBE (o mesmo que o primeiro inserido), faz download do arquivo em PDF para o site, assina a solicitação e depois só consulta se foi deferido. Geralmente no dia seguinte ou dois dias depois, essas modificações simples já são processadas. 

vou colocar aqui embaixo um link que uma vez um atendente da receita me enviou sobre essas questões do processo digital
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/processos-digitais

Qualquer coisa estou à disposição =)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.