x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 14

acessos 10.832

Empresario Individual

Iramaia Paulino

Iramaia Paulino

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 17 anos Segunda-Feira | 5 março 2007 | 11:43

Bom dia tenho uma empresa em Manaus empresario individual , possoa brir outra como empresario individual em São Paulo , perante o Cnpj , posso ter 2 empresas ou como como empresario individual...

ANITA GIAROLA DE GODOI

Anita Giarola de Godoi

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 6 março 2007 | 15:47

No cadastro de empresa individual há opção de enquadramento de ME.
porém, quando da impressão dos documentos para serem remetidos para a JUCESP, não consta o enquadramento. tão pouco é possível digitar a expressão ME na frente do nome.
quem souber me responder, agradeço muito. obrigada

Esther Luiza Willumsen Zandona

Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 6 março 2007 | 17:55

Olá Iramaia,

Um empresario individual pode ser sócio de outra sociedade limitada. Porém quanto ter duas empresas individuais, recomendo entrar em contato com a Junta Comercial para tirar a dúvida, mas acredito que não seja possivel, tendo em vista que "O empresário individual nada mais é do que aquele que exerce em nome próprio atividade empresarial" e tem seus bens vinculados aos da empresa.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 17 anos Quarta-Feira | 7 março 2007 | 17:06

Anita, verifique na tela de impressão, logo no início, na janelinha estará escrito: tipo de processo.

Mude ali de constituição para enquadramento que abrirá suas opções!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
ANITA GIAROLA DE GODOI

Anita Giarola de Godoi

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 8 março 2007 | 11:01

obrigada Reinaldo, vou tentar.

ãpenas como comentário, quer dizer que temos que realizar um processo de abertura de empresa e depois requerer um outro processo de enquadramento de empresa sem o NIRE, já que é uma constituição.
Apenas para constar também, quando você inicia um processo e não conclui, este já pode estar gravado na JUCESP, e o detalhe é que não dá para cancelar. confesso que está confuso este sistema. não acha? muito grata.

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 17 anos Quinta-Feira | 8 março 2007 | 11:12

Anita,

Quando você dá início a uma constituição de uma micro empresa na JUCESP ele gera dois processos: o de constituição e o de enquadramento com numeros diferentes.

E, você tem toda razão... Nunca ví programinha mais fraco, ineficaz e complicado que esse!!!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Nelson Antonio Rodrigues

Nelson Antonio Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 29 março 2007 | 14:04

Antonio,

de Certa forma sim, mas nao como recolhimento, mas sim com informacao, pois toda empresa deve transmitir a GFIP mensalmente, seja ela c/ funcionario ou nao,
No caso de nao haver funcionario, voce entrega mensalmente a GFIP com a modalidade 1 Declaracao para o FGTS e INSS, informando apenas a retirada de prolabore do socio e se tiver os pagamento efetuado a autonomo, assim voce informa a Caixa Economica que a empresa nao possui empregados, como tambem obrigacao de recolher o FGTS.

Ate mais

Aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 14:15

Boa Tarde!

Se alguém puder me ajudar.
Uma cliente minha tem uma empresa individual em Santa Catarina, a baixa dessa empresa foi iniciada nessa semana (somente na Junta e Receita Federal, nos demais órgãos já está baixada).

Porém, agora ela quer abrir uma nova empresa individual no Rio Grande do Sul.

Como comentado nas respostas anteriores ela não tem como ter duas firmas individuais abertas. Nesse caso, pra poder abrir a segunda empresa, tem que esperar a Baixa definitiva em todos os órgãos federais de Santa Catarina.
Ou a partir do momento que foi baixado na Junta (que é mais rápido), já posso abrir essa outra empresa individual??

No Aguardo.
Obrigada

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Mauricio Martinez Rodrigues Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 15:36

Olá Aline,

Para uma nova abertura como empresário individual, terá que esperar a baixa em todos os órgãos. Você pode dar inicio ao pedido de viabilidade, na prefeitura do rio gde do sul. Mas verifique, pois geralmente a certidão tem um prazo de validade.

abrçs.

Adm. Mauricio Eiras
CRA/SP 78377
MBA Gestão Financeira e Controladoria
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 14:22

Boa tarde caros amigos!

Só para complementar na abertura de ME não pode adicionar o ME no contrato e sim da entrada junto com o contrato com uma declaração solicitando o ME.
E para abertura de empresa invidual é necessario dá baixa na empresa anterior em todos os orgãos, mais vc pode da entrada na Junta primeiro e depois nos outros orgões quando for dada a devida baixa da primeira empresa.

Espero ter contribuido abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Vanildo de Souza

Vanildo de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 18:06

Boa tarde a todos!

Pessoal por favor, um amigo tem uma sociedade e também já possui uma empresa individual, o seu sócio desta primeira empresa esta saindo do contrato e o prazo de 180 dias esta correndo, ele não tem outra pessoa de confiança para o cargo de sócio e quer transformar isso em empresario individual também é possível?
Uma vez que ele já possui um cnpj como empresario individual...

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Sábado | 28 julho 2012 | 22:27

Vanildo de Souza

Não, um cidadão pode apenas ter uma empresa individual em seu nome.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.