x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 198

FALECIMENTO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

JULIA

Julia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 2 anos Segunda-Feira | 21 fevereiro 2022 | 15:39

Pessoal me ajudem, temos um empresário  individual que faleceu! seu filho e marido querem dar continuidade como ltda tendo os dois como sócios segundo om inventário, porém não sei nem por onde começar, alguem me da uma luz!

Rosana Silva

Rosana Silva

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 21 fevereiro 2022 | 19:41

Julia,

Como a intenção é fazer a transformação do Emp. Individual em Sociedade Ltda, melhor ler primeiro o manual de Registro do Empresário Individual, a partir da pag. 39 tem informações sobre falecimento.  Segue link da Jucesp:

www.gov.br

Depois leia a IN DREI nº 112 de 01/2022 a partir do item 4.5 fala do falecimento de sócios.

Boa sorte.

abç

Serviços Paralegais no Estado de São Paulo
VITOR FERREIRA

Vitor Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 2 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2022 | 08:16

Sra. Julia, bom dia!! 

Nesse caso você terá que fazer a alteração de titularidade do empresário individual usando os eventos que se referem ao falecimento, nunca fiz alteração de titular e transformação em um único processo, não sei se o sistema permite, mas em dois atos tenho certeza que é possível... 

1° - Alterar a titularidade 
2° - Fazer a transformação em LTDA 

É um processo cheio de detalhes, mas dá pra fazer... 

Vitor Ferreira
Departamento Paralegal/Societário

(11) 95218-6694
[email protected]
JULIA

Julia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 2 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2022 | 08:42

Bom dia Vitor! Agradeço pela informação, pois fiquei na dúvida se dava para fazer tudo em um processo só, mas acredito que não tem como mesmo, mas assim ja esclareceu por onde eu posso começar!! Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.