x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 100

Perdidaço com abertura de empresa e investidor

Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 2 anos Quinta-Feira | 30 junho 2022 | 12:45

Boa tarde pessoal!

Já peço desculpas antecipadas pois não sou da área e portanto vou escrever como um completo leigo.

É o seguinte. Estou abrindo uma Micro Empresa com mais um sócio. Uma terceira pessoa (familiar meu) será nosso investidor: na realidade, ele não deseja ter juros sobre o empréstimo e nem participação da empresa, quer apenas nos emprestar o dinheiro que precisamos para a abertura da empresa e os primeiros meses de capital de giro. Ou seja, ao final de determinado período, quer receber o dinheiro de volta corrigido pela inflação. Ele nem mesmo quer estabelecer um prazo para pagarmos para ele...

Esse familiar gostaria de simplesmente ir pagando as contas da empresa. Por exemplo: alugamos um imóvel que não está no nome da empresa, mas sim em nome de outra pessoa física. Ele gostaria de simplesmente pagar o valor do aluguel, direto da sua conta bancária de PF, sem formalizar empréstimo ou mutuo. Isso é legalmente e contabilmente possível? Ele ir pagando aluguel e outras contas no nome dele, sem transferir dinheiro para a conta da minha PJ? 

Apesar de leigo, eu imagino que isso traria problemas contábeis e tributários para a empresa, certo? Ainda nessa questão, o fato do aluguel estar no nome de uma PF e o pagamento estar sendo feito por outra PF, também não gera problemas tributários para ambos? 

Já me foi sugerido que deveríamos obrigatoriamente criar um contrato de mutuo com ele. Surgem mais dúvidas:
- o contrato deve obrigatoriamente ser entre meu familiar PF e a PJ da empresa? 
- poderia ser feito mútuo entre meu familiar e minha PF, e aí eu transfiro os valores da minha conta PF para a conta da PJ, assim aumentando minha participação societária da empresa? (pois no caso meu sócio não entrará com valor nenhum na sociedade)
- no caso de mutuo entre PF e PJ, é obrigatório estabelecer valores, correção monetária e prazo para pagamento? 

Existe algum outro caminho para legalizarmos este investimento do meu familiar?

Obrigado pela atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.