x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 791

Autenticação de livros

thiago santos

Thiago Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 19 julho 2022 | 16:33

Olá, 

Estou com dúvidas referente a escrituração de livros fiscais, tais como: Livro de entrada, de saídas, de inventário. ..
A empresa é optante pelo simples nacional, logo não está obrigado a entregar SPED. Não quero entregar SPED, queria pode escriturar por meio de sistema contábil ao qual geraria os referidos livros em PDF, a dúvida é, posso fazer assim? Se sim, como é o processo para autenticar tais livros? Vi que no site da junta do meu estado tem a opção de autenticar livros em PDF, porém não fala se logo após faz-se necessário encaderna-los. Gostaria de saber também a quem compete essa exigência de autenticar esses livros, pelo que entendo é a SEFAZ, se for a SEFAZ a responsável por autenticar tais livros, por que tem a opção de autenticar na JUNTA? E por último, quais são os prazos para autenticar e se é cobrado alguma taxa.
perdoem-me se fiz perguntas tolas, sou contador novo, tenho muitas dúvidas, agradeço a quem poder ajudar.
Obs.: Pesquisei o assunto em outros tópicos já existentes, mas não achei, e quando achei, estavam muito desatualizados.

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 21 julho 2022 | 10:42

Bom  dia Thiago!
Aqui em BSB todos livros fiscal como Entrada e Saida de Mercadorias,, Apuração do ICMS, Livro de Registro de Serviços Prestados e Serviços Adquiridos, eles são feito pela importação de arquivos XML e  só existem de forma digital , sendo recepcionados pelo envio do arquivo do SPED Fiscal - Escrituração Fiscal Digital. Adeus papel.

thiago santos

Thiago Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 21 julho 2022 | 11:57

Olá Raimundo, tudo bem?
Então, como falei, a empresa é do simples nacional, não estou fazendo uma contabilidade completa, apenas escriturando livro caixa, dá para entregar o SPED fiscal sem a entrega do SPED contábil?
E Marcelo, minha dúvida maior é quanto a questão da autenticação dos livros, posso escriturar no sistema contábil, gerar os livros em PDF e depois autentica-los, a empresa é pequena.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.