x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 357

NOTA FISCAL DENEGADA

FABIO ROBERTO DE OLIVEIRA

Fabio Roberto de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 10 agosto 2022 | 16:58

Boa tarde!!

Estou com um cliente que a nota fiscal está dando denegada do estado de São Paulo, nós fizemos uma alteração de MEI para Simples Nacional no mês 07/2022. Já consultei SEFAZ, ECAC, Município e a empresa está regular em todos esses âmbitos, já fui presencialmente na SEFAZ e consta tudo correto, sem impedimentos, alguém já passou por isso? Será que deixei de fazer alguma coisa? Alguém pode me ajudar?  

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 10 agosto 2022 | 17:06

Fabio Roberto de Oliveira, boa tarde.

O cliente é o emitente da nota? Já tentou verificar a situação da pessoa que está do outro lado da nota?

Pois a Nota Denegada acontece quando a algum problema cadastral, seja do remetente ou do destinatário.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Marcia Andrade

Marcia Andrade

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 1 ano Quarta-Feira | 10 agosto 2022 | 17:09

O que é uma nota fiscal denegada?O processo começa no preenchimento de uma nota fiscal, de qualquer tipo que seja.Para que ela tenha valor perante a Secretária da Fazenda do Estado precisa ser autorizada pelo mesmo órgão.Quando a SEFAZ identifica uma irregularidade fiscal por parte do emitente ou destinatário da nota ela é denegada.A notificação sobre a denegação só chega quando a nota já está registrada na Secretaria, por isso não existe a possibilidade de reversão, nem de reutilização.Nesse caso, não pode haver alteração na nota fiscal. Ela fica inválida e não pode ser faturada, pois não foi autorizada pelo governo.Apesar de invalidada, a nota deve ser registrada e guardada pelo prazo fiscal, ou seja, cinco anos mais o ano vigente.Quais irregularidades podem causar a denegação?É sempre bom lembrar que estamos tratando de legislações estaduais.Então, para evitar qualquer tipo de dúvida, é importante consultar a SEFAZ Estadual, tanto de quem vai receber ou emitir a nota, já que a denegação acontece independentemente da operação ser intra ou interestadual.Tendo dito isso, algumas irregularidades são consideradas comuns a todos os estados, tanto para emissor quanto para destinatário, como por exemplo:Inscrição Estadual suspensa, cancelada, baixada ou em processo de baixaCadastro desatualizadoNão pagamento de impostosTentativa de usar o mesmo número da nota fiscal que já foi denegadaO destinatário não está autorizado a prestar serviço na UFPara saber em qual ponta está o problema fique atento à notificação. Ela indica se ele está no emissor, no destinatário ou em relação à numeração da nota.O que fazer em caso de nota fiscal denegada?Para resolver o problema é preciso que o lado que está irregular perante o Fisco entre em contato com o SEFAZ para regularizar a situação.Após esse procedimento é preciso enviar uma nota fiscal autorizada relativa ao serviço ou mercadoria recebida.Qual a diferença entre nota fiscal denegada e rejeitada?Um erro comum é confundir uma nota fiscal denegada com uma nota fiscal rejeitada.A diferença é que uma nota que foi somente rejeitada pode ser corrigida e reenviada, já que não foi registrada na base da SEFAZ.Ela pode ser rejeitada por motivos diferentes da denegação, por exemplo:Erro no cadastro do destinatárioErro no cálculo da tributaçãoErro na descrição do produto ou serviçoDessa forma, quando a nota só é rejeitada é possível usar a mesma numeração.

Marcia Andrade
Alessandro Grilli

Alessandro Grilli

Iniciante DIVISÃO 2, Enfermeiro(a)
há 16 semanas Quinta-Feira | 21 março 2024 | 20:27

Bom dia eu teve um problema. a minha esposa tem MEI como confeiteira e vendeu ovos de Pascoa para uma empresa por 330 RS,emitiu a nota fiscal, mas foi denegada por causa do destinatario que tem a IE suspensa. Agora o destinatario è um primo da minha esposa e ele falou que para ele podemos devolver o dinheiro e ele pagaria como pessoa fisica. A minha duvida è se se pode devolver o dinheiro sem fazer nada,tambem porque acho que nao da para fazer uma nota de devoluçao,ja que aquela de venda foi denegada. Sabe algumas noticia referido a essa questao? Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.