x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.305

Alteração de MEI para ME - JUCESC

Maria Paula Rahn

Maria Paula Rahn

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 1 ano Quarta-Feira | 24 agosto 2022 | 09:22

Bom dia! É preciso solicitar o desenquadramento no portal do simples nacional, depois deverá abrir um chamado na Jucesc através do Fale Conosco, para que a mesma desvincule o NIRE deste CNPJ como MEI, e vincule como um "Empresário individual". Providenciar o registro na junta comercial e definir questões como escolha do CNAE e do novo regime tributário.

Atenciosamente.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 24 agosto 2022 | 09:24

Michele Cristina Hermes, bom dia.

Realizar o desenquadramento, sim. Mas depois é só transformar direto de Empresário Individual-ME (que é como ela vai ficar depois de desenquadrada) para LTDA Unipessoal-ME.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
MICHELE CRISTINA HERMES

Michele Cristina Hermes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 24 agosto 2022 | 10:41

Maria Paula Rahn,   Yuri Aquino, Perfeito!
Vocês saberiam me orientar também sobre:

Se o desenquadramento for feito em 24/08/2022 por atividade vedada ou registro de mais de 1 funcionário, o enquadramento no simples nacional se dará em 01/09/2022?

E se for por ultrapassar o valor de 81.000,00 mas ainda dentro do 97.200,00 o enquadramento se dará em 01/01/2023?

E se ultrapassar o 97.200,00 terá que retroagir a 01/2022, isso? 

Obrigada! 

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 24 agosto 2022 | 10:47

Michele Cristina Hermes,

Tudo certinho, exatamente conforme você apontou.

Contudo, para garantir, na hora que for fazer o desenquadramento você pode antes de confirmar ele, meio que "simular" a data de efeito com base no motivo selecionado.

Se atente para isso.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.