x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 83

ROSE SILVA

Rose Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2022 | 10:33

Bom dia , 

Estou com a seguinte situação!

Tenho um CNPJ que cosnta como INAPTA , omissão de declaração. 
 Fiz uma consulta ela não consta como MEI e nem tem opção de solicitado simples nacional e essa empresa é de 2009. enquadra no cartão do CNPJ como ME.

Consultei o CPF da pessoa que neste cartão saiu como nome empresarial dela mesmo , mais não diz ser MEI . 

Como fazer para corrigir e deixar APTO esse CNPJ. 

OBS: não é nosso cliente , é de conhecido de um cliente nosso que quer saber como corrigir e deixar em dia.

Obriagda

Alex Santos

Alex Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2022 | 10:44

É possível que tenha sido aberta como MEI e devido a algum fator possa ter sido excluída, outra hipotese é que pode ter sido aberta como empresário individual, por isso a razão social consta o nome do titular.

O fato do porte da empresa no CNPJ constar como ME não necessariamente vai dizer que ele será optante pelo SImples Nacional ou SIMEI.

Para regularizar é necessário consultar através de procuração no eCAC o relatório de situação fiscal, provavelmente existem várias declarações que não forma entregues que são para empresas normais (Lucro Real ou Presumido).

Enviando as declarações a empresa voltará ao status de ativa. Lembrando que haverá multa pelo atraso na entrega das declarações, além de juros e multa pelos pagamentos de tributos não efetuados se for o caso.

Alex Santos
Contador
Salvador/BA
ROSE SILVA

Rose Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2022 | 10:47

Obrigada Alex,

tentei criar um acesso pelo e-cac para consultar não obtive êxito. 

Então sugeri a nossa cliente , solicitar ao nosso indicado que fosse até a Receita Federal e verificasse as pendências em aberto para somente depois vermos o que fazer. 

Grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.