x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 770

Procuração eletrônica

Bruna Nogueira Braga

Bruna Nogueira Braga

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 28 setembro 2022 | 11:01

Bom dia!
Você deve fazer a procuração do eCAC pelo CNPJ da empresa dele, para transmitir o DBE. Ele vai assinar o documento da procuração, deve ser reconhecido firma na assinatura, e você pode abrir um dossiê no eCAC com o seu CNPJ anexando o documento da procuração, não tem necessidade de ir presencialmente na Receita Federal.

Bianca Ferreira

Bianca Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 28 setembro 2022 | 11:27

Bruna e Jessica, só me tirem uma dúvida.
O escritório onde trabalho tem o e-cpf e o e-CNPJ. No caso, eu faço a procuração como outorgado para o CPF, já que estou transmitindo o DBE pelo integrador estadual como cadastro de pessoa física ou é obrigatório que seja no CNPJ?  
Uma outra dúvida é se, estou fazendo certo ao emitir a procuração  RFB, já que meu cliente não quer adquirir o certificado digital, nesse caso, com essa procuração consigo transmitir o DBE?

Bruna Nogueira Braga

Bruna Nogueira Braga

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 28 setembro 2022 | 13:04

Boa tarde! 
Pode sim emitir a procuração manual da Receita Federal nesse caso que ele não quer adquirir o certificado digital, não tem problema nenhum, e com essa procuração você consegue sim transmitir o DBE, desde que esteja descrito na procuração que o seu cliente te dá permissão para todos os serviços da RFB. 
Quando a fazer a procuração para o CPF ou CNPJ do escritório fica a seu critério, porém lembrando que você só terá acesso aos dados do cliente pela procuração entrando com o certificado que for outorgado (eCPF ou eCNPJ), eu faria no CNPJ do escritório, e transmitiria tudo por ele, pois é possível entrar no integrador estadual com o certificado eCNPJ. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.