x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.987

Qual é o procedimento para a transferência de empresa registrada em cartório para a Junta Comercial?

BRUNA LIMA

Bruna Lima

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 9 novembro 2022 | 08:37

Boa tarde pessoal. Qual é o procedimento para a transferência de empresa registrada em cartório para a Junta Comercial? Conforme observei no GOV.BR, deve-se averbar, no Registro Civil, alteração contratual, com consolidação do contrato, devidamente adaptada às disposições do Código Civil, modificando a sua natureza para sociedade empresária. Preencher o módulo integrador (ato: 002 – ALTERAÇÃO; evento: 040: Conversão de sociedade civil/simples) e apresentar a alteração averbada no Cartório na Junta Comercial acompanhados da Consulta de Viabilidade, DAE pago, Capa de Processo/requerimento e fotocópia autenticada em cartório da carteira de identidade dos administradores da sociedade limitada ou do empresário, além da cópia autenticada dos demais atos anteriormente arquivados no cartório.

Porém, sabem me informar como averbar essa alteração no cartório ? Alguém já fez essa mudança? Se sim, podem me ajudar?

Obrigada! 

Solange Santos

Solange Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 9 novembro 2022 | 08:55

Bom dia!

Tenho uma cliente que foi aprovada em concurso público e tomou posse este ano.
Para assumir o cargo, teve que encerrar conta bancária jurídica e encerrar o cnpj em 31/10/2022.
O resultado do período 01/2022 a 10/2022 foi lucro.
Minha dúvida é:

Como essa cliente assumiu o cargo público em 11/2022, ela pode receber distribuição de lucros referente o período 01/2022 a 10/2022?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.