x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 33

acessos 26.639

Como fazer alteração MEI p/obter Insc. Estadual

gustavo oliveira pinheiro

Gustavo Oliveira Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 21:52

Também gostaria de saber, estou abrindo uma papelaria porém os fornecedores só me liberam mercadorias mediante apresentação da Inscrição Estadual.

Gostaria de saber se alguém aqui do Rio Grande do sul sabe a maneira correta de conseguir IE estando cadastrado no MEI.


Obrigado!

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 00:52

Prezada Suzana- Se já é Mei, não entendi o porquê de fazer alteração para conseguir a inscrição no Estado.
É so consultar a Secretaria da Fazenda de seu Estado que certamente
terá o número da sua inscrição. Em caso de dúvida, entre no portal
do microempreendedor , veja o tel do Sebrae e tire tal dúvida.
Em Minas é automático o fornecimento da inscrição estadual assim que
obtiver o Certificado de Microempreendedor. Se não conseguir, dê mais
detalhes ok??
saudações

cesar serrati
gustavo oliveira pinheiro

Gustavo Oliveira Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 03:35

Cesar Serrati,

Muito obrigado por responder minha pergunta,
Recebi o certificado onde consta o cnpj, o nire, porém quando eu entrei no https://www.sefaz.rs.gov.br e coloquei meu cnpj, apareceu como nao cadastrado, nao sei se demora para ser cadastrados os novos cnpj (fiz a inscrição no MEI dia 29/06/2010) e se quando for cadastrado irá aparecer a inscrição estadual.

E se alguém do RS sabe informar, fico no aguardo!

Grande abraço!

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 14:19

Caro Gustavo-
Sobre a inscrição, deverá fazer contato com o Sebrae e pode ser via tel. (tem o tel. no portal do microemp...) ou levar o certificado na Adm.Fazendária da sua região ou até mesmo ai na sua cidade.
Aqui em Minas é de um dia prá outro.
Sucesso. Recomendações

cesar serrati
cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 15:27

´Caros Colegas- Alguém já fez baixa de MEI - em Minas?
Confirmem p.favor se estes são os passos: Fazer Remp, etc..pagar taxa
no Dae para a Jucemg e protocolar. Após, com a data do encerramento, fazer declaração extinção no Simples/Dasn entrar no Cadsin RF e seguir os passos rotineiros, DBE etc..?
No portal diz que é facil abrir e fácil prá fechar. Acho que assim como não
colheram assinatura do microempreendedor para obter cnpj, nire etc..
também deveriam eximir da taxa de extinção e todo o protocolo na Junta, estou correto??
Por favor algum colega manifeste sobre tal extinção de MEI com menos de 10 meses da abertura.
Grato cesar serrati

cesar serrati
gustavo oliveira pinheiro

Gustavo Oliveira Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 15:33

Acabei de entrar em contato com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) aqui de Rio Grande-RS e me foi passado que realmente o RS não libera inscrição estadual para MEI, segundo o fiscal , o MEI não está regularizado e o SEBRAE está fazendo propaganda enganosa e adiantando as negociações antes da hora (palavra dele). E que não tem previsão do RS liberar inscrição estadual para o MEI-RS.

Ou seja, me ralei!! Vou ter que correr atrás de fornecedores que não exigem a IE, o que é praticamente impossivel.

Estava muito fácil legalizar-se no Brasil.

Abraço e obrigado pela ajuda!

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 23:57

Caro Gustavo Oliveira Pinheiro-
Sobre o assunto do MEI e da inscrição, sugiro fazer o seguinte: Passe uma mensagem para o portal do MEI, do Sebrae (fale conosco) e entre também no site do Ministerio Desenvolvimento Industria e Comércio e
democraticamente repasse sua dúvida e aguarde. Não desanime e nem se desespere. Desesperado e inconsequente é a pessoa que lhe respondeu desta maneira pois ela não está acompanhando o andar da carroagem. Abra o portal do microempreendedor e veja a relação dos parceiros no rodapé da página e verá : Ministerio Desenvolvimento Indústria ....., Confaz, B.Brasil, Cxa Federal, Frente Nacional dos Prefeitos, Ministerio da Prev.Social, Receita Federal, Sefaz dos Estados, Prefeituras em todo o país, Sebrae, Conselho Federal de Contabilidade, etc..Governo Federal etc.etc. Todos em em sincronismo para atender os anseios dos empreendedores e é claro que em alguns estados, está havendo um aperfeiçoamento e ajuste na melhora dos serviços mas não da maneira como te respondeu. Faça a consulta e aguarde.
Dependendo da resposta informe o nome do funcionario da Sefaz que lhe deu esta infeliz e malcriada resposta pois, certamente, " ela" sozinha está na contramão da rodovia que é Federal. Fornecedor algum vai lhe emitir nota fiscal sem os dois parceiros ou seja - cnpj e inscrição estadual.
Mesmo que seja a instituição Isenta, constará o termo -Isenta de Inscr.Estadual.
O MEI não é do Sebrae e é até perigoso falar-mos de propaganda enganosa. É só ler as noticias no portal e verá os avanços em muitos estados e esforços até do Ministerio do Trabalho facilitando ou isentando os MEI da entrega da Rais. O certificado é emitido com base na Resol.16 de 17.12.2009, do Comitê p. Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - REDESIM. Pessoas negativas, pessimistas e mal informadas torcem para dar errado, fazem críticas sem fundamento ou talvez falta de leitura e criatividade. Não há interesse para alguns em cooperar, torcer para dar certo, legalizar etc.. Enfim , aguardamos notícias e seu sucesso nos contatos. Saudações

cesar serrati
gustavo oliveira pinheiro

Gustavo Oliveira Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 16:24

Mandei email para o site do microempreendedor, para o sebrae, para o sefaz e ate para o Dep. Alberto Oliveira PMDB-RS. O SEFAZ me respondeu:

_________________________________________________________

NOTA 02 - O Microempreendedor Individual - MEI que atenda ao disposto na Resolução CGSN nº 58, de 27/04/09, do Comitê Gestor do Simples Nacional, na vigência da opção pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional - SIMEI, efetuada de acordo com as resoluções do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - CGSIM, fica impedido de inscrição no CGC/TE. (Acrescentado pelo art. 1º (Alteração 3043) do Decreto 47.026, de 25/02/10. (DOE 26/02/10) - Efeitos a partir de 01/07/09.)



NOTA 03 - O contribuinte que atender ao disposto na nota 02 e estiver inscrito no CGC/TE deverá solicitar a exclusão do cadastro: (Acrescentado pelo art. 1º (Alteração 3043) do Decreto 47.026, de 25/02/10. (DOE 26/02/10) - Efeitos a partir de 01/07/09.)
__________________________________________________

Ou seja, o fiscal do ICMS de Rio Grande-RS estava certo, o MEI-RS é uma palhaçada que só funciona no papel e no intuito de arrecadar mais imposto dos que estavam trabalhando sem registro.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 00:19

Caro Gustavo Pinheiro-
Ainda não me convenceu a resposta da SEFAZ-RS e nem o DD.e prezado fiscal do Icms. Você não disse se enviou mensagem ao Ministerio Ind.e Comercio como lhe indiquei.
Aguarde também a resposta do Portal do Microempreendedor que está evidentemente ligado ao Ministerio retro-mencionado.
Se o RS não se enquadrou, certamente, e muito em breve se enquadrará pois aqui em Minas e em muitos outros estados, a inscrição é imediata e
já tiramos Nota fiscal avulsa sem custos (via internet) para nossos clientes p.jurídica, pedido de impressão de bloco série D -etc..
Peço aos colegas de outros estados que deem notícias a respeito do andamento de suas inscrições estaduais. O portal vem passando por mudanças e aprimoramentos. Como exemplo, antes tinha de ir na Junta para registrar, hoje já é automatico o registro. Os MEI abertos em 2009 receberam notificação sobre a entrega da RAIS. Já temos noticias no portal para desconsiderar tal documento pois o Ministerio do Trabalho já está também se adequando a tal espirito de cooperaçao e desburocratizaçao dentro dos diversos orgãos envolvidos- para o bom andamento dos registros de MEI. Toda mudança gera a tal chamada "indústria da dificuldade" . Alguns ... de certos órgãos....
talvez por falta de treinamento, reciclagem , humildade ,boa vontade em ajudar o próximo etc. se assustam e até demonstram resistencia a certas mudanças, mesmo que sejam práticas e até benéficas à população -tecem comentários... "isso não dá certo..., vai aumentar nosso serviço..., não ganho prá isso.. .etc. etc...quero é me aposentar...
Não se desespere, aguarde as respostas de sua indagação e estamos acompanhando as noticias a respeito do assunto levantado. Cordiais saudações

cesar serrati
gustavo oliveira pinheiro

Gustavo Oliveira Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 00:52

Cara amigo Cesar Serrati,

Sim, seguindo seu conselho enviei email ao Ministerio de Ind. e Com., ao SEFAZ, AO SEBRAE, Ao Portal do MicroEmpreendedor e ao Deputado Alberto Oliveira PMDB-RS que li uma reportagem que estava tambem envolvido com o MEI-RS. O único que me respondeu foi o SEFAZ com a resposta que colei a cima. Vamos aguardar e ver se algum deles me responde, assim que isso acontecer eu coloco a resposta aqui. E fico feliz em saber que outros Estados como MG, SP e se não me engano CE estejam extremamente evoluídos no que diz respeito ao MEI, espero mesmo que o RS também progrida e libere nossa Inscrição Estadual.

Grande Abraço!!

gustavo oliveira pinheiro

Gustavo Oliveira Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2010 | 16:10

Prezado Gustavo Oliveira Pinheiro,
Em atenção à manifestação registrada nesta Ouvidoria, retransmitimos abaixo resposta do Órgão técnico, responsável pelo assunto objeto de sua manifestação.

"Prezado Senhor,

Entramos em contato com a SEFAZRS e a orientação que recebemos é que o MEI, deve ir a uma papelaria comprar o formulário de Nota Fiscal avulsa e logo após o preenchimento deve ir á SEFAZ e carimbar a referida nota, para que ela tenha oficialidade de um documento.Informaos ainda, que não haverá cadastramento de MEI, junto a SEFAZ do RS.

Att.
Secretaria-Executiva do CGSIM"

Atenciosamente,

Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Térreo
70.053-900, Brasília, DF


30/09/2010 08:32

r

R

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 20:18

??? No RS estão complicando?! Aqui no município do Rio de Janeiro temos o RIO POUPA TEMPO no Bangu shopping. São mais de 400 orgãos como Junta Comercial, Receita Federal, SEBRAI, Clube dos Diretores Logístas (SPC), Serasa, Prefeitura, Defensoria Pública, CEF, BB... e tantos outros. Fica tudo MUITO fácil. É uma pena que exista Estado que não está aderindo com tanto enteresse

RAIMUNDO IVAN DE ALBUQUERQUE

Raimundo Ivan de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 21:23

aqui no estado do ceará, agente abre uma inscrição do mei, e até dia 10 do mês seguinte se for dia útil já está disponível na página da sefaz, já abri, vários e todos funcionam assim, tem um link que se coloca o nire ou o cnpj e já visualiza a ficha de inscrição do contribuinte, ou seja a fic.

Lincoln de Sousa Amaro

Lincoln de Sousa Amaro

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 13:30

Ola companheiros MEI do RS.

A única solucao que vejo para esta "ignorância" da parte da SEFAZ-RS que está indo na contramaão de todo o país é transferir o meu registro do RS para SP ou MG onde a legislação está muito mais avançada. Trabalho com comércio eletrônico e é totalmente inviável ficar emitindo NF Avulsa para comprar que realizo na internet. Eu teria que abrir meu escritório dentro da SEFAZ!

Como essas atitudes, o RS irá perder todos os regiustros do MEI.

Caso algum companheiro tenha uma outra solução serão benvindas.

Obrigado a todos.

Danielle Lins

Danielle Lins

Prata DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 15:51

Boa Tarde,

Realmente é surpreendente a SEFAZ RS não aderir o MEI, aqui em SP é tudo automatico tbm, cadastro unificado (Junta, Receita, Prefeitura e Estado).

Lincoln, estou em sp, caso possa te ajudar..

Att,

Danielle Lins
Advocacia Empresarial
(Tributária e Societária)
E-mail: [email protected]
F: 11-98302-2910
Natália BK

Natália Bk

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Informática
há 12 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 13:57

Danielle Lins
Boa tarde!

Você sabe me informar por favor como devo proceder para fazer a alteração de uma empresa que foi inscrita como MEI apenas como "95.11-8-00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos" e incluir a atividade de venda de equipamentos de informática?
Na época por inexperiencia nao foi determinado CNAEs secundários
A alteração deve ser feita na Junta Comercial? Estamos em Santo André/SP e ele emite nf eletronica de serviços e agora quer tambem ter nota de venda...o que deve ser feito?
Poderia me ajudar por favor ou me informar onde posso buscar esta informação, pesquisei na internet, mas ainda estou bem confusa...
Grata

Clayton Barbosa Cezar

Clayton Barbosa Cezar

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Suporte
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 00:11

Boa noite,

Ressusintando este tópico deixo aqui informada e atualizada a situação quanto a inscrição estadual para o empreendendor individual no estado do RS.


1-) Em Canoas não se utiliza mais AIDOF para notas impressas em grafica, sendo só possivel o uso da NFe que deve ser obtida após obtençao da inscrição municipal e cadastro no site da prefeitura. (tenho uma empresa de serviços e comércio de informatica, não sei se pra outras atividade acontece o mesmo e nem na capital como é o procedimento)

2-) No lugar onde se faz o cadastro para o alvara e inscrição municipal em Canoas-RS criado especialmente para atendimento ao MEI (escritorio do empreendendor) nenhum funcionário sabe dizer algo sobre o procedimento para obter a IE (INSCRIÇÃO ESTADUAL).


3-) O orgão que seria o responsável pela IE, SEFAZ-RS (secretária da fazenda do estado do RS_ não possui sistema vinculado com o porta do empreendedor, gerei a empresa em fevereiro e até agora o CNPJ quando consultado no site do SEFAZ aparece como não castrado.

4º e ultima) Não caiam na propagando que empreendedor individual não precisa de contador, você não precisará à menos que você tenha experiência como contador ou tenha muito tempo de sobra e paciência pra fazer a função, pois se você errar algum dado durante o seu cadastro, deverá entrar com processo de alteração na junta comercial, e isso é um parto, assim como esta sendo novamente pra mim conseguir a INSCRIÇÃO ESTADUAL. Esta semana vou procurar ajuda do meu contador de novo e mais além coloco aqui como ficou a situação.

*Sem inscrição estadual não devia ser permitido para o MEI trabalhar com o comércio, pois ficamos barrados de comprar produtos direto de distribuidores, pior que já gastei pra arrumar minha loja de acordo com a APPCI que é autorização dos bombeiros para lugares onde haverá comércio.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 11:00

caro Clayton- aqui em Minas o fornecimento da insc.estadual é automático. Somente prestação de serviço é que não tem a insc. mas consegue-se a municipal. Seu caso , deveria fazer uma consulta no portal do Sebrae pois pode estar acontecendo com inúmeros outros MEI's.
a disposição, felicidades.

cesar serrati
ALINE MARQUES

Aline Marques

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 13:54

Boa Tarde.
Não consigo obter a INSCRIÇAO ESTADUAL de uma empresa que acabei de abrir do MEI, e já liguei na AF (Minas Gerais), mas a moça não me ajudou, então gostaria que você me ajudasse passo a passo como conseguir esta INSCRIÇÃO.

Obrigada

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 14:41

Caros,

O MEI atende a uma legislação federal a qual a SEFAZ dos estados tem que se submeter, pois a idéia da lei é facilitar desburocratizando, aqui no estado do Ceará o contribuinte ao se cadastrar como MEI é gerada uma incrição estadual(CGF) em no máximo 30 dias, caso seu estado não proceda assim faça um requerimento à SEFAZ do seu estado, pois a mesma não pode se negar a dar a inscrição.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.