x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 304

Bruna Leandro Machado

Bruna Leandro Machado

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 12 dezembro 2022 | 13:42

Bom dia,

Sou CLT de uma empresa que presta serviços administrativos e estamos pensando em começar a realizar também serviços contábeis.
Posso adicionar o CNAE de serviços contábeis e só alterar o contrato social adicionando minha responsabilidade como contadora ou preciso necessariamente abrir uma empresa contábil para prestar esse serviço?

Fiquei em duvida por causa da resolução do CFC n° 1640/21 em que há a possibilidade de ser contador CLT.

Bruna Leandro Machado

Bruna Leandro Machado

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 14 dezembro 2022 | 16:41

Retornando com a resposta:

Só poderia ser contadora CLT se fosse atender a contabilidade interna da empresa (CFC 1.628/21 - Art° 2), como há intenção de vender contabilidade para outros, somos obrigados a abrir uma empresa. E para isso há alguns pré requisitos (CFC 1.555/18 - Art° 3):

1 - Ser contador com CRC ativo, e se tiver sócio ser o majoritário da empresa (51%) para ser responsável técnico;
2 - Se tiver sócio, esse obrigatoriamente tem que ter registro profissional (Contador, Administrador, Advogado ...);

Caso não possua sócio, há a possibilidade de abrir uma empresa Unipessoal Limitada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.