x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 129

Participacao em MEI anula estado de residente no exterior?

Pedro

Pedro

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 15 dezembro 2022 | 16:39

Boa tarde,

Tentei encontrar uma resposta para o meu caso no forum, porem nao obtive sucesso.

Quando eu era novo (por volta de 18 anos), minha mae abriu uma empresa de arquitetura e como na epoca nao existia opcao de abrir empresa sozinha, ela me incluiu na empresa como socio minoritario (acho que tenho so 1% da empresa).

Uns 10 anos depois eu sai do Brasil (sem declarar a saida), e fui morar no exterior e aqui ainda estou ja fazem quase 5 anos.

Hoje me encontro na situacao de descobrir que a empresa na qual sou socio e uma MEI e portanto eu estou irregular, ja que moro no exterior e residentes no exterior nao podem participar de MEI.

Eu entendo que a empresa esta irregular, mas eu gostaria de saber se por estar vinculado a empresa eu invalidei o meu estado de nao residente fiscal no Brasil.

Se por conta do vinculo a empresa eu nao tiver adquirido a nao residencia fiscal do Brasil, isso significaria que eu estou a anos trabalhando e recebendo no exterior sem pagar o devido imposto de renda no Brasil.

Isso tambem impossibilitaria de eu voltar para o Brasil e nao ser tributado quando eu for transferir o meu dinheiro ganho no exterior.

Alguem saberia me dizer o quao enrascado eu estou por conta dessa situacao?

Muito obrigado desde ja!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.