x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 14

acessos 3.207

ERRO NA ALTERAÇÃO NOME EMPRESARIAL MEI

Elessandro Marcos da Silva

Elessandro Marcos da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 16 dezembro 2022 | 16:50

Boa tarde, estou promovendo a alteração no nome Empresarial de um MEI, devido ao Novo Formato para o Nome Empresarial do MEI que está valendo a partir do dia 12/12/2022, quando procedo a alteração aparece a seguinte mensagem:   O CAMPO NOME EMPRESARIAL CONTÉM UM VALOR INVÁLIDO. Alguém sabe como resolver isso, pois já tentei de tudo

Joilson P. Muniz

Joilson P. Muniz

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 5 janeiro 2023 | 16:48

Boa tarde,  tem mais alguem com o mesmo problema,  ao alterar os dados de um cliente deu o mesmo erro: O campo NOME EMPRESARIAL contém um valor inválido. alguem sabe como resolver?

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2
Kaue Richeti

Kaue Richeti

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 11 janeiro 2023 | 08:22

Pessoal, por padrão, a razão social do MEI é formata pelos oito primeiro números do CNPJ + nome do empresário. Não dá pra alterar.

Agiliza Registros Empresariais - Serviços Especializados para Contadores e Advogados
(18) 99668-7420
Enquanto você cuida da sua empresa, a gente cuida da sua burocracia. Entre em contato e facilite sua rotina!
Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 1 ano Quarta-Feira | 11 janeiro 2023 | 12:04

Devido ao processo ainda ser uma "novidade" o sistema não está suportando os acessos simultâneos. A orientação é realizar o procedimento fora do horário comercial, ou entre 12:00 e 13:00, nestes horários, está sendo possível atualizar os cadastros.

Sobre os procedimentos a serem adotados, segue orientação:

O Nome Empresarial do MEI  passará a utilizar os 8 dígitos do número CNPJ, separados por pontos, e seguido no Nome Civil ou Nome Social do titular constante da base CPF.
 Exemplo: NN.NNN.NNN “Nome do Empresário na base CPF".
Ao fazer a finalizar a inscrição de MEI pelo Portal do Empreendedor, o sistema atribuirá automaticamente o Nome Empresarial conforme exemplo acima. Ou seja, será apresentado 8 dígitos do número CNPJ gerado pela inscrição de MEI, seguido do Nome Civil ou Nome Social do titular constante da base CPF.
Obs: O contribuinte terá a opção de optar pelo Nome Civil ou o Nome Social (se constar na base CPF);  Em caso de divergência do Nome Civil ou Social, deverá buscar o atendimento da Receita Federal do Brasil para a devida correção. (inserir link na palavra atendimento direcionando para o endereço: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf).

Situação dos MEIs já existentes

Ao efetuar uma Alteração no Portal do Empreendedor, se o Nome do MEI não estiver no padrão definido acima, o sistema apresenta mensagem informando que o Nome Empresarial será alterado para o novo padrão adotado para o MEI, os "8 dígitos do número CNPJ  + Nome do Empresário na base CPF".

Fonte: Alteração de Nome Empresarial do MEI — Português (Brasil) (www.gov.br)

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
MARCELO CARNEIRO LEAO

Marcelo Carneiro Leao

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 1 ano Quinta-Feira | 19 janeiro 2023 | 13:27

19/01/2023

Boa tarde!

Pessoal, tentei alterar os dasdos cadastrais e ainda assim a mensagem de erro está aparecendo,
O CAMPO NOME EMPRESARIAL CONTÉM UM VALOR INVÁLIDO
Entendo que o padrão adotado para o MEI, os "8 dígitos do número CNPJ  + Nome do Empresário na base CPF
Não entendo por que essa validação está em cima de alteração de cadastro, onde não podemos alterar essa informação.

Não sei se a a mensagem de validação está em cima do CNPJ com os pontos, que seriam 10 dígitos ou em cima do nome social do cadastro do CPF.
Falo isso devino o nome da esposa ser muito grande e no caso, campo nome social, meio que corta o nome dela pela metade.

Voces sabem como entrar em contato com o portal MEI  GOV?
Ou sabem como alterar o nome social?

Obrigado!

Ananda Tainara Penteado

Ananda Tainara Penteado

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 24 janeiro 2023 | 10:40

Olá, espero que estejam bem!

Estou desde o início de Janeiro tentando fazer uma atualização de endereço, porém fica aparecendo esse erro de caracteres no nome empresarial.

Algum colega conseguiu encontrar uma solução?

Ananda Tainara Penteado

Ananda Tainara Penteado

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 9 fevereiro 2023 | 10:34

Pessoal, espero que estejam todos bem!

Após inúmeras reclamações recebi o seguinte e-mail da Receita Federal, segue abaixo:

Prezado(a) Senhor(a),
Em complemento a resposta enviada anteriormente, informamos que a área técnica foi acionada para verificação desse problema. Pedimos urgência na solução.
Foi identificada uma inconsistência no banco de dados para alguns CNPJ e esta será corrigida em breve.
Atenciosamente,
Fale Conosco
Receita Federal
Não responda esta mensagem. Para que seja efetuado um novo contato, clique no atalho para o envio de suas dúvidas: www.gov.br

Ou seja, teremos que aguardar a correção do erro!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.