x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 22

acessos 3.884

abertura de empresa

giovani zago

Giovani Zago

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 14 anos Terça-Feira | 29 junho 2010 | 09:40

ola pessoal, meu nome é giovani, sou analista de sistemas e gostaria de abrir uma empresa para poder trabalhar como pj, gostaria de algumas informações, procedimentos, ou dicas para melhor concluir esse meu projeto, se alguem puder me ajudar, valew...

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 junho 2010 | 01:31

Caro Giovani-
A dica pode ser procurar um profissional da área contabil em sua cidade.
Deveria ver se seu negócio já está dando certo pois são milhares de empresas abertas em todo o pais e muitas sendo dado baixa.
Dar baixa numa empresa é muito desgastante. Se já tem necessidade
do Cnpj, se já está dando certo o negócio,consulte um contador e mais outros, antes de abrir. Pagar e abrir a empresa é fácil, pior é o depois, se
ainda não tem certeza do ganho, faturamento pois a firma por si não
produz resultado e por isso milhares de empresas estão aí em dificuldade para fechar sem sequer ter começado ou melhor , estão inativas há anos e cheias de declarações, multas e pendências diversas.
Já tem sua clientela? Já senti produtividade? Se for o caso fale pessoalmente com um contador. Recomendações e aa disposição,
saudações

cesar serrati
Josias Verissimo de Medeiros

Josias Verissimo de Medeiros

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 23:03

Olá Pessoal!
Na constituição de uma empresa(empresario individual) fiz a constituição na junta comercial percebi que foi realizada com o sobrenome Souza com "Z", pois assim estava na Cédula de Identidade, porem o CPF está Souza com "S", quando dei entrada na Receita Federal, foi rejeitada com a alegação de que o Nome não conincide com o CPF informado...
Portanto pergunto qual o procedimento, pois não encontrei no Cadastro da Junta Comercial, nenhuma alteraçãoou regularização especifica de nome do empresário, encontrei outras opções, porem solicita o CNPJ e Insc. Estadual, daí não consigo efetuar a regularização pois a mesma ainda não tem.
Necessito de orientação no que fazer.

Grato

NELSON SOUZA

Nelson Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 13:16

Prezado Josias,

Nos dois casos (RG / CPF), vc terá que pedir para o seu cliente regularizar um dos dois documentos para o nome correto, com isso, terá que retificar os dados do empresário na jucesp (se estiver errado), após isso refazer o PGDAS,

Já aconteceu com um de nosso clientes, mas lhe aconselho sempre que for constituir uma empresa, ir pelo cpf do cliente,

Sds,

Nelson



Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada.
Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
Ao usuário Nelson Souza: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 14:58

Josias,

Já aconteceu isso conosco e fizemos a solicitação no CNPJ com o nome que consta no CPF.

No Contrato social vale o R.G. no cadastro CNPJ vale o CPF.

O correto é solicitar a correção do CPF como o amigo Nelson disse.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
LUCIANO AUGUSTO S COSTA

Luciano Augusto s Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 12:55

Prezados colegas,


Não sei se você poderia mim ajudar, estou abrindo uma empresa no Simples Nacional de um cliente no ramo de alimentação ou seja ela vai entregar marmitex eu tenho que abrir inscrição estadual também ? Para este caso e como é alimentação irá precisar da vistoria da vigilancia sanitaria?
Neste caso é considerado industrial por transforma em comida cozida ou não poderá ser comercial?

Tenho estas dúvidas, agradeço pela colaboração.

luciano

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 14:38

Boa tarde Luciano,

Sim a empresa terá Inscrição Estadual, e precisa de alvará da vigilancia sanitaria.

Neste caso é considerado industrial por transforma em comida cozida ou não poderá ser comercial?


Não é considerada Industria e sim comercio veja:

Exclusões

Art. 5o Não se considera industrialização:

I - o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagem de apresentação:

a) na residência do preparador ou em restaurantes, bares, sorveterias, confeitarias, padarias, quitandas e semelhantes, desde que os produtos se destinem a venda direta a consumidor; ou

b) em cozinhas industriais, quando destinados a venda direta a pessoas jurídicas e a outras entidades, para consumo de seus funcionários, empregados ou dirigentes;
Consulte o
Decreto 7212/2010

Espero que te ajude.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
CLEIDE SILVA

Cleide Silva

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 12:23

Bom dia ...

Preciso abrir uma empresa Ltda, café e mercearia.
Mas o ponto comercial não comporta cozinha, apenas espaço para venda, tenho um local já preparado em outro endereço para o preparo dos alimentos a serem servidos, salgadinhos, bolos, etc..
Gostaria de saber se terei que abrir uma Empresa no local dos preparos de alimentos e uma filial no local onde será a venda dos produtos e mercadorias.
Este procedimento de abrir a Empresa e Filial se dão juntos, ou terei que abrir a empresa ,depois fazer oprocedimento da abertura da Filial ?
Desde já agradeço a atenção.

eduardo gaidaje tito

Eduardo Gaidaje Tito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contas à Pagar
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 13:37

Boa tarde a todos

estou comum duvida, estou abrindo um pet shop de um cliente,
ja estou com o contrato registrado, agora vo solicitar o cnpj, nesta solicitação apareceum item de porte da empresa, vo enquadrar ela como me, mas primeiro registro ela na receita estado e municipio depois solicito o enquadramento, ou posso ja selecionar a opção de me?
É a primeira empresa me que abro gostaria de saber como proceder?
Desde ja muito obrigado

Eduardo Gaidaje Tito
NELSON SOUZA

Nelson Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 13:42

Eduardo, boa tarde, vc deverá clicar na opçao ME e depois de deferido no prog pgdcnpj, vc envia para a RFB, dbe assinado e com reconhecimento de firma do responsavel, mais declaração de enquadramento de me (xerox atenticada) e uma xerox do contrato social ou requerimento do empresario(conforme o caso)também xerox autenticada.


espero ter lhe ajudado,

sds,

Nelson

NELSON SOUZA

Nelson Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 13:56

Eduardo, aqui em S.Paulo, damos entrada via web, e pedimos enquadramento juntamente com o processo de abertura, sim no prog do cnpj, conforme o cnae, vc já faz o pedido de IE, quanto a procurador do estado, no processo de primeira inscrição no pgd cnpj código 101, não preenche nada nessa aba procurador no estado.

Eduardo, nesse link abaixo tem um curso ead direto no site da receita federal, onde vc terá maiores explicações no preenchimento do programa do cnpj,

http://www.receita.fazenda.gov.br/atendvirtual/CentroAtendVirtual/ead.htm


sds,

Nelson

eduardo gaidaje tito

Eduardo Gaidaje Tito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contas à Pagar
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 16:29

NELSON

A parte que aparece para preencher os dados do procurador no estado é no evento 601(inscrição no estado).
Prencho este evento tb ou so depois que eu tiver o n do cnpj , ou eu estou fazendo confundindo td ?

Agradeço desde já

Eduardo Gaidaje Tito
NELSON SOUZA

Nelson Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 16:34

Eduardo, se vc está fazendo a abertura da empresa, vc só usa o código 101, e conforme o cnae que vc colocar, abrirá a aba do estado, com isso será pedida autormaticamente a IE, quanto ao código 601, vc só usa quando a empresa já aberta não tem IE.


abs,

Nelson

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 11:40

Bom dia pessoal.... estou com dúvidas no processo de constituição de empresário individual (normalmente já pego as empresas constituídas, a muito tempo não crio uma).
Preciso constituir uma empresa no tipo de "Empresário Individual", estou em dúvida se preciso fazer a pesquisa de consulta de viabilidade antes de se fazer o REMP e preencher o cadastro sincronizado.
Se alguém puder me ajudar, me dá o passo-a-passo, ficarei grata.

Ronaldo Godoy

Ronaldo Godoy

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 18:46

Boa noite pessoal, to com um probleminha e preciso de uma ajuda, estou abrindo uma empresa de Assessoria na area rural, preciso enquadra-la no simples, andei pesquisando e encontrei alguns cnaes que poderia ser mais, tem as seguinte msg:
0161-0/99 - Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente, Atividade Permitida / Impeditiva - O CNAE 0161-0/99 está incluso no ANEXO II - Art. 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007 - Códigos previstos no CNAE que abrangem concomitantemente atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional.
0162-8/99 - Atividades de apoio à pecuária não especificadas anteriormente -Atividade Permitida / Impeditiva - O CNAE 0162-8/99 está incluso no ANEXO II - Art. 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007 - Códigos previstos no CNAE que abrangem concomitantemente atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional. entao fiquei na duvida, pode ou nao?????

ROGERIO DE SOUZA CRUZ

Rogerio de Souza Cruz

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 14:04

BOA TARDE

UM AMIGO ME PERGUNTOU O SEGUINTE, TRABALHO DE FACULDADE, EM QUE CASO É OBRIGATORIO DO USO DA EXPRESSÃO "FI" NO NOME DA FIRMA INDIVIDUAL, EX. "JOÃO PEREIRA DA SILVA FI" ESTÁ CORRETO OU É EXIGIDO APENAS EM CASSOS ESPORADICOS?

Su Melo

Su Melo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 17:26

Boa tarde, estou precisando de informações sobre empresa de importação...se está empresa poderá enquadrar no SN e quais os impostos incide sobre a importação de cosmético...preciso fazer uma analise para ver se é compensativo para meu cliente...Caso já tenha sido postado sobre o assunto aqui no forum poderiam me informar? Grata...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.