x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 379

Regularização CNPJ NFE - Shopee - VENDER SEM NF ENTRADA

Mariana

Mariana

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 1 ano Terça-Feira | 27 dezembro 2022 | 16:39

Preciso de um auxílio da parte de um contador, vou relatar o ocorrido:

Peço desculpas desde já, pelos erros e precipitações.
Tenho uma loja na plataforma Shopee, vendia lá em 2021 como CPF mesmo, migrei para CNPJ (MEI) , devido a vantagens oferecidas pela plataforma, como por exemplo, a coleta da transportadora em meu endereço, pois antes eu me deslocava até os Correios, porém por conta de problemas, acabei deixando a loja parada por 1 ano.
Agora gostaria de reativar a mesma, tenho mercadoria porém sem NF, tenho Certificado Digital e se eu não me engano, no SEFAZ tá tudo ok.
A mercadoria, eu comprei sem NF como PF mesmo, pois sou leiga e havia começado com um pequeno investimento, algo bem amador e sem conhecimento fiscal algum. Na plataforma Shopee, aparecem campos como NCM, CEST e CFOP, creio que são informações que estariam na NF.
Meu fornecedor disse que vende com NF, então nas próximas vezes não terei problemas.
Posso vender a mercadoria que eu tenho sem NF nos marketplaces? 
Gostaria muito de um contador, que pudesse me ajudar, caso alguém possa me passar valores etc.

Grata desde já!

Lucas Tadeu Martim De Souza

Lucas Tadeu Martim de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 1 ano Sexta-Feira | 30 dezembro 2022 | 08:49

Bom dia Sra. Mariana,

  O correto é emitir uma nota de entrada com CFOP de compra para revenda e os devidos NCM e CEST, contra o teu CPF, assim fiscalmente a empresa terá o estoque para a possível venda, se teu fornecedor emite com NF basta pedir a nota a ele, mesmo que não tenha emitido no momento da compra a senhora como consumidora pode requisitar a NF a qualquer momento, sendo obrigação dele emitir.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.