x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 120

Ileusis Luna Araujo e Silva

Ileusis Luna Araujo e Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Tributos
há 1 ano Terça-Feira | 17 janeiro 2023 | 11:15

Bom dia, pessoal!

Desde 2012 não faço uma baixa, então estou beeem desatualizada quanto aos procedimentos. 

Pelo que me lembro, nesta época o processo era assim:

Para empresario individual


Antes de inciar o processo, puxava CND de todos os órgãos para verificar alguma pendência.

1) Entrava na JUCESP e preenchia o requerimento de empresario para baixa (acho que hoje é o Redesim, é isso?)
 -  cliente assinava sem necessidade de reconhecimento de firma, não lembro se saía algo mais, mas já gerava a taxa para pagamento
2) Entrava no programa da DBE fazendo o pedido da baixa do CNPJ e inscrição estadual. 
 - cliente assinava, mas acho que esse tinha que reconhecer firma. não havia taxa
3) Levava estes documentos até a JUCESP para registrar.
4) Levava os documentos registrados pela JUCESP na Receita. 
 - não me recordo quanto tempo depois, a baixa do CNPJ e I.E. saía.
5) Para prefeitura de Campinas, fazia o DIC de baixa da I.M, levando todos os documentos supracitados. Não era necessário reconhecer firma.

Não me recordo em qual momento, se antes ou depois de fazer o processo da RFB, precisava entregar as declarações de extinção (DIPJ para LP/LR e o Anterior ao DEFIS para o Simples)


Tenho em maos um caso que gostaria de pegar para poder me atualizar, estou buscando as informações sobre o que mudou. Pelo que me parece agora toda  a parte de JUCESP, RFB e Estado são pelo Redesim. Não consigo chegar a uma conclusão se preciso protocolar algo pessoalmente nos órgãos, se ainda tenho que entregar declarações de extinção... se mudou a ordem de alguma coisa... enfim...

Poderiam me auxiliar?

Trata-se de um empresario individual optante pelo simples nacional, atividade de comércio e serviços, estabelecida no estado de são paulo, campinas.  não possui funcionários (nem chegou a ser cadastrada no FGTS para puxar CND)

Todas as CNDs estão ok (Uniao, estado e municipio)
Cliente possui certificado digital do CNPJ em dia.

Quais são as declarações de extinção a serem entregues atualmente e em qual momento devo faze-las? 


Grata desde ja. 

Ileusis Luna
Analista tributário
PATRICIA SOUZA SANTOS

Patricia Souza Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 18 janeiro 2023 | 11:31

Bom dia!
Para baixa, é só acessar REDESIMVRE com certificado do cliente, acessar clicar em coletor nacional, fazer o DBE apos o mesmo ser deferido, acessar jucesp iniciar processo seguir o passo a passo e pronto ao ser deferido é baixado JUCESP, RFB e SEFAZ ai você pega toda documentação vai até a prefeitura e verifica como fazer lá.

Att,
Patricia Souza
@Oculto
Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.