x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 223

Dois Cnae´s em um único CNPJ

Danielle de Souza Ribeiro

Danielle de Souza Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 24 janeiro 2023 | 17:04

Prezados Colegas,

Sabem me informar se é possível abrir um CNPJ de odontologia e na atividade secundária para incluir CNAE de cursos profissionalizantes? Meu cliente pretende usar uma sala na parte superior do consultório da clinica para ministrar aulas da área. É possível fazer isso?

Mateus Rodrigues

Mateus Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 1 ano Terça-Feira | 24 janeiro 2023 | 21:52

Para a constituição da empresa/sociedade civil não há impedimento nenhum.

Apenas é bom observar se não é vantajoso pra ele optar pelo ISS Fixo no municipio, nesse caso, não pode conter atividade diversa daquela em que ele presta serviço profissionalmente pois o ISS Fixo é pra sociedade Uniprofissional (exerce apenas uma atividade profissional), e, no caso de possuir uma atividade não relacionada como essa, acaba sendo impeditivo para enquadramento no ISS Fixo.

Mateus Rodrigues
TRZ Gestão Societária
[email protected] | (41) 992-177-674
Rafael Abreu

Rafael Abreu

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 27 janeiro 2023 | 08:50

Danielle de Souza Ribeiro Nesse caso a orientação do colega  Mateus Rodrigues faz sentido, ou seja, não há impedimento para inclusão de atividade secundária diversa. Lembrando que odontologia é sujeita ao fator "r" no simples, dependendo da relação folha x faturamento, a alíquota inicial começa na casa dos15%. Verifique direitinho a questão tributária para não onerar demais seu cliente.

Rafael Abreu Pereira
Contador
Arcem Consultoria Contábil
WhatsApp Business: (85) 9 9174-8724
Email: [email protected]
Instagram: arcem.contabil
Danielle de Souza Ribeiro

Danielle de Souza Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 2 fevereiro 2023 | 16:48

Rafael, muito obrigada pela ajuda.

Aproveitando, esse meu cliente é Buco, ele tem uma clinica, mas a maior parte do trabalho dele é em realização de cirurgias feitas em um hospital (não na clinica dele). Considerando isso, ele vai emitir uma nota para o hospital para receber sua parte nessas cirurgias. Sabe me dizer se ele pode se aproveitar da redução de tributos? Falo do IRPJ e CSL reduzir para 8% e 12% para base de calculo. SE isso for possível, lucro presumido é o melhor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.