x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 62

ENQUADRAMENTO MEI

Yanna Maria de Medeiros

Yanna Maria de Medeiros

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 1 ano Quinta-Feira | 26 janeiro 2023 | 17:08

Boa Tarde Pessoal!

Solicitei enquadramento ao simples nacional, acompanhado do enquadramento do MEI. Verificou-se pendencia cadastral no MEI, só que não fala qual. Verifiquei os cnaes e todos estão dentro dos critérios do MEI. Não estou conseguindo resolver e queria ajuda de vocês, se possível.

Boa tarde, sou novata no ramo e queria saber como abrir uma empresa de produtos quimicos? (sabão, detergente, desinfetante... ) procedimentos diferem de outro tipo de empresa? Quem puder me responder, agradeço a atenção.
Anderson Mendes

Anderson Mendes

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 26 janeiro 2023 | 22:52

Boa noite Yanna,

O primeiro passo é a escolha dos CNAES relacionados a essa atividade. O CNAE é a sigla para Código Nacional de Atividades Econômicas, definido pelo IBGE. Pesquisando no CONCLA você encontra várias categorias de atividades, através deste link: https://concla.ibge.gov.br/classificacoes.

Encontrando os CNAES relacionados as atividades pretendidas, é preciso definir o nome empresarial, o capital social, porte da empresa conforme seu faturamento estimado (MEI, ME,EPP ou Demais), natureza Jurídica que é definida pela forma de participação societária (sociedade simples, sociedade limitada unipessoal ou pluripessoal, empresário individual, sociedade anônima, etc.).

Após isso, é necessário solicitar através do site da Junta Comercial do seu estado um documento chamado de viabilidade locacional, que será direcionado ao munícipio onde a empresa irá funcionar, caso o munícipio esteja integrado ao portal RedeSim, do Governo Federal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.