x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 82

Contribuição do INSS do MEI durante alteração para ME

André Coelho

André Coelho

Bronze DIVISÃO 4
há 1 ano Sexta-Feira | 3 fevereiro 2023 | 13:26

Pessoal, boa tarde!
Queria por favor, saber se alguém já presenciou este fato e conseguiria nos tirar essa dúvida.
Fizemos uma alteração de um MEI para ME. O MEI era em nome da pessoa A, a alteração de MEI p/ ME foi em Out/22, sendo assim O CNPJ passaria a ser apurado o imposto pelo Simples Nacional em Janeiro/2023. Durante os meses de Nov/22 e Dez/22 que ainda estava pelo MEI a apuração do imposto, foi pago o DAS normalmente.
Porém tivemos conhecimento , que os recolhimentos para o INSS dos meses de Nov/22 e Dez/22 foram para o sócio da ME, o sócio-adminstrador. Ou seja nos meses de Nov/22 e Dez/22 quando foi gerado o DAS , o MEI já era ME, por conta da alteração, porém a contribuição do INSS da pessoa A que contribuía pelo MEI foi para o sócio-adminstrador da ME agora após a alteração. Como pode isso acontecer? Seria um erro na base de dados ? Entendo que a contribuição do INSS desses meses deveria ser para a mesma titular do CNPJ MEI pessoa A, e não pela o socio-adm da ME. Detalhe, a pessoa A hoje é sócia deste socio-adm dessa atual ME.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.