x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 34

acessos 33.479

SIMEI - Problemas e duvidas

Adriano Henrique Favaro Ucles

Adriano Henrique Favaro Ucles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 15:52

Fiz o cadastro na quinta-feira, gerou se o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual conforme praxe, acontece que no programa gerados do SIMEI, no site do simples nacional vou gerar o DAS e o mesmo primariamente escreve o nome do meu cliente tudo, mas seleciono o ano de 2010, ai vem a mensagem que o contribuinte não é o optante pelo SIMEI, sendo que tanto no site do CNPJ quanto do MEI gero os certificados e o cartão de CNPJ normalmente, necessito entregar os DAS.

E como funciona a obtenção do alvara na prefeitura, liguei mas não consegui falar aqui na prefeitura.

Será que terei de me deslocar até a Receita.

Grato e no aguardo

Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 15:56

Ocorreu o mesmo comigo.
Fiz a abertura do MEI mas não consigo gerar o DAS, aparece a mensagem:

" Contribuinte não optante do SMEI " .

O que é totalmente estranho, já que todo o procedimento foi feito através do sistema do MEI na internet.

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 16:18

Prezados colegas,

Fiz um cadastro hoje e estou com o mesmo problema.

Antes já havia feito diversos outros e o enquadramento estava sendo feito simultaneamente à inscrição na Junta Comercial e no CNPJ através do portal do Microempreeendedor.

Tentei fazer o enquadramento pelo site do simples nacional, entanto não tem opção para enquadramento MEI, somente enquadramento Simples Nacional.


Aldemir

Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 16:23

Sim Elisabete, parece que você está certa.

É preciso fazer a opção pelo Simples Nacional.

O que é uma burocracia desnecessária, pois já dveria ser enquadrado automaticamente, já que todo o procedimento é feito online.

E ainda dizem que o emresário do SIMEI não precisa de contador. ..

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 17:31

Julio,

Esta historia de que o MEI não precisa de contador não passa disso historia.

Senão vejamos:

O SIMEI quando emite nota fiscal modelo 1 é obrigado a registrar a mesma no prazo correto, no portal da Nota Fiscal Paulista!
O que, na minha opnião, é um absurdo!.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
LUIZ FERNANDO DA SILVA OLIVEIRA

Luiz Fernando da Silva Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 15:16

boa tarde, infelizmente Tatiana, esse problema de alteração é um caso sério, a JUCEMG me informou que o processo de alterção de MEI é identico ao de Empresario Individual, fiz tudo (DBE, Capa de processo, Requerimento de Eempresario e taxas) enviei para a JUCEMG pelo Correio, passou alguns dias liguei e me informaram q tinah dado pendencia, por falta da expressão ME no nome da empresa, nunca fiz esse enquadramento de ME, sendo que a empresa é MEI, mas disseram que lá está com ME. Estou sem saber o que fazer, e o pior que nao consigo uma orientação corretamente.
o governo criou apenas a inscrição e esqueceu que uma empresa precisa de alteração e Extinção.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 15:33

Boa tarde Tatiana e Luiz,

Tatiana: O processo de Alteração de MEI é como de empresa individual ME, cadastro WEB Jucesp, pagamento das taxas, etc.

Luiz: Realmente creio que será complicado posteriormente provar-mos a condição de ME no caso do MEI, só nos resta solicitar uma Certidão de Inteiro Teor na Junta Comercial, não sei como funciona em MG.

Bom trabalho!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
ARIEL FERNANDO STREY

Ariel Fernando Strey

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 10:52

Bom dia pessoal, Tbem tive esse problema, qdo tento imprimir o DAS gera o erro 23008 , não optante pelo SIMEI, entrei em contato com a RF, Sebrae e até agora ninguem soube me informar oq ta acontecendo, li algumas respostas dos amigos, e gostaria de saber.
Tem que fazer o cadastro através do portal do SIMPLES optando pela opção? Vc´s fizeram esse procedimento e conseguiram resolver ?
Agradeço a resposta de todos.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 14 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 15:50

Boa tarde,

Pode ser que esteja ocorrendo problemas na transferencia de dados do MEI, pois até hoje esse MEI não está redondo, são mtos problemas, por enquanto não tem nada de facil nesse novo sistema, apenas problemas que a receita demora meses para resolver.

Fazer a opção pelo Simples Nacional não é o correto, a impressao do DAS é possivel ser feita normalmente após o cadastramento, fazendo a opção pelo simples vc vai estar mudando o regime da sua empresa de MEI para Simples Nacional.

Acredito que o mais correto é comparecer até uma agencia da receita para procurar uma solução que seja feita por lá, pois deve ser problemas no sistema do MEI.


Att,


Cleiton Alves

Micael Gonçalves de Lima

Micael Gonçalves de Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:20

Boa tarde, eu ja pesquisei neste forum sobre MEI, mas estou com duvidas, eu percebi que a baixa de um MEI, procede da mesma forma que de uma empresa individual, pois bem, alguem ja conseguiu proceder uma baixa?, outra duvida o MEI e obrigado a pagar o DAS mensalmente, mas se não conseguir a baixa e quiser paralisar, tem como ficar sem pagar e o ano que vem fazer a inativa de MEI? Algum colega ja vivenciou uma situação dessa?

"Ser pai é uma missão Divina, que coloca o ser humano próximo de seu Criador"
Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:31

Cleiton Alves

Creio que você esteja certo.

Não seria correto fazermos a solicitação para o Simples Nacional, visto que Simples e MEI são coisas totalmente distintas. E solicitando o enquadrament no Simples Nacional o empresário perderá sua condição de MEI no cadastro da RFB.

Já solicitei o cancelamento da solicitação que fiz para um MEI.

Melhor aguardar o sistema voltar a funcionar do que fazer besteira já no começo, desenquadrando o empresário do MEI.

Adriano Henrique Favaro Ucles

Adriano Henrique Favaro Ucles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 13:05

Por um milagre 11 dias depois consegui geras o DAS, e ontem fiz um cadastro e ocorreu tudo normal.

Tópico pode ser fechado, obrigado a todos, mas vamos tentar não desvirtuar o tópico o assunto era um bug no sistema, não alteração de atividade entre outros.

Diego Gomes Ribeiro

Diego Gomes Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 10:43

Bom Dia,

Adriano,

Não estou conseguindo gerar a DAS, Aparece o erro 23008 - NÃO OPTANTE PELO SIMEI - Como vc conseguiu depois de 11 dias gerar - lás ?

E quais foram os procedimentos ?

Agradeço sua atençao.

Att.

Diego Gomes

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 12:55

Boa Tarde,

Diego:
Alterações do MEI devem ser feitas na JUCESP como alteração normal de Empresario Individual ME e tambem nos demais orgãos.

Apenas a Inscrição no MEI foi simplificada, alterações são normais.

Acredito que tenha respondido a duvida de Tatiana também.

Bom trabalho!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Adriano Henrique Favaro Ucles

Adriano Henrique Favaro Ucles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 13:06

Caro Diego, não fiz absolutamente nada, cerca de 10 dias após ter feito o cadastro, o DAS milagrosamente gerou, te aconselho a esperar uns 10 dias também, pois o DAS como fora cadastrado nesse mês só há de vencer em 20 de agosto.

Diego Gomes Ribeiro

Diego Gomes Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 13:12

Ok.

Agradeço desde já a todos.

Vou esperar alguns dias e verificar novamente.

Att.


Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada.
Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
Ao usuário Diego Gomes Ribeiro: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

LUIZ FERNANDO DA SILVA OLIVEIRA

Luiz Fernando da Silva Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 08:29

Bom dia Tatiana, tb preciso fazer a alteração de MEI e incluir a particula ME, minhas duvidas não posso colocar evento de alteração de nome empresarial, pois dá uma mensagem q o evento nao é permitido para MEI, então basta somente inserir a particula onde for escrever o nome da empresa nos documentos, e qto ao capital como vc colocou no Requerimento de Empresario e se colocou evento no DBE alterando o Valor do Capital?
Desde já obrigado.

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 13 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 14:48

Luiz

Aqui em São Paulo, só abre o campo de capital social, caso for alterar, caso contrario, o mesmo não aparece.

Creio que o sistema da Junta seja um pouco distinto de um estado a outro.


Bom eu tenhu uma duvida.

Seria possivel adcionar nome fantasia a uma empresa MEI no cadastro do CNPJ ? Tendo em vista que empresa individual tambem não tem nome fantasia no requerimento de empresario, e é possivel a adição do mesmo no CNPJ.

Bom, já respondendo minha pergunta, para adcionar nome fantasia do MEI, basta adcionar atraves do programa CNPJ, caso o CNPJ seje muito recente, a RFB íra solicitar para enviar a DBE com firma reconhecida e um Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, basta imprimir do site e colocar junto com a DBE no envelope, pois como o proprio original é adquirido do site, não tem por que tirar xerox autenticada.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 outubro 2010 | 21:11

Boa noite,

Uma cliente quer abrir uma MEI, ela é salgadeira (faz salgados em casa para padarias). Minha duvida, antes de cadastrar no portal do empreendedor preciso fazer a consulta de viabilidade, certo? No meu caso o REGIN da Jucesc SC preciso fazer o cadastro como se fosse uma empresa normal? Solicitando por la a inscricao estadual e tudo?
E o alvará e bombeiro preciso fazer tb igual a uma empresa normal?

Me ajudemmm..

Obrigada
Maira

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 10:10

Bom dia

Maira, eu quando vou abrir uma MEI para meus clientes, apenas vou na prefeitura para ver se posso realizar a determinada atividade no local escolhido, para adquirir o alvara de licença de funcionamento.
Se a prefeitura me informar que é possivel realizar a atividade escolhida no Local, simplismente vou no portal de empreendedor e pronto. Pois as outras inscrições tais como CNPJ, I.E. e CCM são feitas automaticamente aqui em São Paulo. Agora cabe a você consultar por ai, se o sistema trabalha integradamente como aqui.

Grato

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
LUIZ FERNANDO DA SILVA OLIVEIRA

Luiz Fernando da Silva Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 10:10

Bom dia Maira
Voce pode verificar se o estabelecimento esta de acordo com as normas da vigilancia Sanitaria antes de abrir a empresa para evitar transtorno de impedimento do Alvará Municipal. Não precisa de consulta de Viabilidade, pois o nome da empresa será o proprio nome da pessoa fisica acrescido do numero do CPF. Voce irá inscrever a empresa dentro do Portal do Empreendedor que é um site especifico para esse fim, a inscrição estadual será gerada automatica, bastando verificar na receita estadual e imprimir o comprovante.
Espero ter ajudado, se continuar a duvida volte a postar, que iremos fazer o possivel de lhe ajudar.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.