x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 1.773

MEI desenquadrado

Lilian

Lilian

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 1 ano Quarta-Feira | 1 março 2023 | 19:06

Boa Noite Pessoal. 

Tenho uma empresa MEI e nesse ano ela foi desenquadrada indo automaticamente para Simples Nacional, queria saber se existe a possibilidade de enquadra-la novamente? Se não, alguém teria um escritório que possa dar consultoria e me ajudar com o Simples Nacional. 

O imposto do Simples não tá compensando pra mim. Podem me ajudar, por favor? 

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Quinta-Feira | 2 março 2023 | 16:24

Boa tarde, Lílian!

Existe sim a possibilidade de voltar para o simples nacional, contudo, isso só ocorrerá em 2024, e se, no ano de 2023 você ter um faturamento dentro do limite de 81 mil. 

ELIUDE VINICIOS SILVA

Eliude Vinicios Silva

Bronze DIVISÃO 1, Agente Compras
há 1 ano Sexta-Feira | 3 março 2023 | 10:13

Olá,

Realizei a solicitação de desenquadramento no portal do empreendedor em 17/02/2023, fiz a DBE de baixa, e ao tentar finalizar o processo de baixa na JUCESP aparece que o NIRE ainda está como MEI.

Em contato com a junta comercial (hoje 03/03/2022) disseram que esse processo de "formulário capa marrom, não existe mais, e que devo aguardar o portal do empreendedor comunicar a Junta do desenquadramento.

Alguém conseguiu fazer esse processo de baixa sem usar esse processo do formulário capa marrom? 

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Sexta-Feira | 3 março 2023 | 14:39

Boa tarde, Eliude!

Não tive esse problema, em todos os casos, ou baixei como MEI, ou fiz o procedimento de desenquadramento na junta comercial de Goiás mediante atualização cadastral.

Aqui em GO, a gente tem que fazer esse pedido pra junta. 

Nádia Freitas

Nádia Freitas

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 7 março 2023 | 15:31

Lilian: Se a empresa foi desenquadrada pela receita federal não é possível reverter a situação do desenquadramento em 2023.
Qual o CNAE da tua empresa? pra eu ver a alíquota do Simples e possibilidade de melhorar a tributação (dependendo do anexo que está). 

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 12:03

Bom dia.
Sou de Porto Alegre e preciso fazer o Desenquadramento de um MEI de um amigo de Jacareí/SP.

Gostaria de algumas orientações, se possível.
1° passo - devo fazer o desenquadramento diretamente no Portal do Empreendedor;
2° passo - Na Jucesp o procedimento para o desenquadramento é protocolar a documentação presencialmente ou online? Isso não ficou claro para mim, se ainda deve ser por aquele formulário capa marrom;
3° passo - Após a Jucesp aceitar o desenquadramento, deve abrir novo processo para transformar a empresa em ME?

Caso possam me auxiliar, agradeço.

Guilherme Maia

Guilherme Maia

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 12:50

Boa tarde, Nataíse!

1º - Sim
2º - Não é necessário protocolar mais nenhum documentação presencialmente.
3º - Não é necessário abrir processo nenhum, a não ser que você queira fazer alguma alteração.

Legalização de Empresas (Abertura, Alteração, Transformação, Encerramento)
Prestação de Serviços Paralegais na Cidade de São Paulo
(011) 94319-9900- [email protected]
Elisa

Elisa

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 49 semanas Quinta-Feira | 10 agosto 2023 | 16:17

Nataíse,

sugiro emitir a ficha cadastral simplificada no site jucesponline. Se nela já constar o registro do desenquadramento, não precisa mais utilizar o processo de antes (capa marrom). Mas agora é automático mesmo. Só em casos que essa automação não funcionar que precisa fazer o processo presencial.
No fim da ficha cadastral, após identificação do empresário, aperece assim (exemplo):

ÚLTIMO DOCUMENTO ARQUIVADO
DATA 03/01/2023
REGISTRO DA DECLARAÇÃO DE DESENQUADRAMENTO MEI.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.