x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 134

Pedido de viabilidade para abertura de empresa ok, mas nome empresarial sempre recusado.

Luan Lins Vieira Ramos

Luan Lins Vieira Ramos

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Comércio Eletrônico
há 1 ano Quarta-Feira | 8 março 2023 | 13:04

Fiz  os passos certos para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, mas diferentes 
 nomes empresariais não foram aceitos no Pedido de Viabilidade, embora o resto tenha sido aprovado, ao longo de
4 pedidos de viabilidade. Adotei  os passos iniciais recomendados, usando a prefeitura seguido dos serviços REGIN disponíveis
via  site da JUCERJA, mas nada funcionou. Assim não posso fazer o passo seguinte de gerar o DBE (Documento Básico de Entrada).
 
a) Fiz a viabilidade prévia no site do município do Rio de Janeiro, que foi aprovada.

b) Fiz consulta prévia de "Busca de Colidência de Nome Empresarial"  e resultou sempre que que o nome está livre: 
'O nome informado está disponível para reserva de nome'

c) Fiz o "Pedido de Viabilidade Regin". O pedido foi aprovado, m as o nome não. 

d) Segui os passos 3 e 4, sugerido pela ajuda do JUCERJA. Ele diz que é possível atualizar apenas o nome na viabilidade via acesso
à "Busca Prévia de Reentrada de Nome Empresarial". Fiz isso e  a mensagem que aparece é 'Reserva não encontrada'

e) Além de constatar que o nome está livre, segui todos os requisitos de um nome empresarial válid, usando um nome fantasia,
original seguido da atividade principal pretendida pela empresa (Fotografia), finalizado com Ltda, já que a empresa será uma
sociedade limitada, sendo que as palavras não têm acentos ou cê cedilhas. 

f) Liguei para a JUCERJA, que me orientou a procurar o Registro Civil das Pessoas Jurídicas do Rio de Janeiro. 

g) Tentei contato com o RCPJ-RJ de todas as formas (formulário, e-mail e telefone), sem qualquer resposta. 

Em suma, estou completamente perdido e sem saber o que fazer para sair desta armadilha ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.