x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 639

OPERADOR DE MILHAS

ana Mendes

Ana Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 19 abril 2023 | 10:23

Bom dia pessoal,

Um cliente pediu para abrir um cnpj para ele vender milhas de viagem.
Porém foi regulamentada a pouco tempo. 
Minha duvida é: como abrir essa empresa sendo que toda a movimentação é feita pelo cpf ? como contabilizo competência ou caixa?
alguém consegue me ajudar com o caminho das pedras?
ou mandar o regulamento?

sei que tem muito pouco contadores mexendo com isso! 

desde já agradeço a todos!

Ana Maria

LUIZ GUSTAVO FERRAI

Luiz Gustavo Ferrai

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 20 abril 2023 | 17:24

Boa tarde!

Todas as vezes que a empresa fizer a venda de uma passagem ou pacote, a mesma deverá receber o valor total na sua conta bancária e emitir a nota fiscal. Lembrando que esse CNAE pode ser optante pelo Simples Nacional e NÃO possui fator R!
 
Se a empresa for adquirir milhas de CPFs de terceiros, ou seja, de pessoas que NÃO são sócias da PJ e que não são contas administrados pelos sócios, a mesma deverá contabiliza essa operação como despesa, transferindo o valor (custo) da conta bancária da empresa p/a PF que fez a venda das milhas. Já essa pessoa física estará recebendo na sua conta pessoal, devendo a mesma proceder com a elaboração do GCAP mensal (isenção para vendas mensais de até R$ 35.000,00). Desta forma, tanto a empresa quanto a PF estão declarando seus ganhos, cada uma conforme a Legislação determina, não havendo qualquer tipo de
sonegação...
 
Agora, quando o sócio utilizar o próprio CPF para emitir as passagens e vender aos clientes, entendo que nesse caso, o correto seria o mesmo NÃO utilizar nada da PJ, nem a conta para recebimento nem emissão de nota fiscal, e proceder com a elaboração mensal do GCAP!
 
Em resumo, contabiliza como despesa a aquisição das milhasjunto a terceiros, emite a nota fiscal e recebe na conta da PJ. Quando o próprio sócio emitir a passagem através do seu CPF, não utiliza nada da PJ e elabora o ganho de capital.
 
Sou contador e também faço operações com milhas no meu CPF, caso tenha mais dúvidas, podemos conversar com mais detalhes, abraço! Oculto

___________________________________
Luiz Gustavo Ferrai
Contador - CRC SP 348047
WhatsApp: 17 99766-3856
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.