x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 240

LOJA DE MAQUIAGEM

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 1 ano Terça-Feira | 6 junho 2023 | 08:20

Bom dia, 

Sou iniciante e consegui um cliente de loja de maquiagens, uma loja pequena. Queria saber como é a legalização?

Já estou CNPJ aprovado, Inscrição Estadual, Simples enquadrado. Minha dúvida é é necessário emitir NFC-e nas vendas dele? Preciso de um programa emissor? Tudo que ele for vender precisa emitir?

Eu preciso fazer integração, tipo assim colocar todos os tributos no sistema antes dele emitir?

Peço ajuda sou novata

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 6 junho 2023 | 13:40

Boa tarde
Minha dúvida é é necessário emitir NFC-e nas vendas dele?
Depende do estado. Em MG, por exemplo, so é obrigado a emitir NFC-e empresas com faturamento superior a R$ 120.000,00 anuais, porém caso desobrigado de emitir a NFC-e, ele deverá emitir as NFC modelo 02 em suas vendas obrigatoriamente.

Preciso de um programa emissor?
Sim. Existe um gratuito chamado Marketup, não sei dizer se é bom de fato, mas vale a pena o teste para ver se atende as necessidades do seu cliente.

Tudo que ele for vender precisa emitir?

SIM. Sem duvidas.

Eu preciso fazer integração, tipo assim colocar todos os tributos no sistema antes dele emitir?
Sim, é necessario configurar o sistema de acordo com a tributação de cada mercadoria. Aliás, sugiro verificar também pois os cosméticos em geral tem tributação monofásica de PIS e Cofins, ou seja, parte da receita não será tributada nesses dois impostos na revenda. Terá que anlisar CFOP por CFOP para verificar quais sao monofasicos (pis e cofins) e quais são ST (ICMS) para poder configurar o sistema corretamente e tributar o seu cliente da melhor maneira (e menos onerosa).

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 1 ano Terça-Feira | 13 junho 2023 | 21:34

Agradeço muito o auxílio.

Se possível poderia me dá uma ajuda....

tenho uma empresa que me passou os dados para registrar um funcionário, na verdade um motorista. Porém, nunca fiz registro de funcionário. Vi na CTPS dele, que já tem PIS cadastrado. 
Qual é o passo a passo?

poderia me auxiliar, não sei por onde começar.

Maria

Maria

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 1 ano Terça-Feira | 13 junho 2023 | 21:38

Agradeço muito o auxílio.

Se possível poderia me dá uma ajuda....

tenho uma empresa que me passou os dados para registrar um funcionário, na verdade um motorista. Porém, nunca fiz registro de funcionário. Vi na CTPS dele, que já tem PIS cadastrado. 
Qual é o passo a passo?

poderia me auxiliar, não sei por onde começar.

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 15 junho 2023 | 09:30

Bom dia, Maria
Seria dificil eu passar um passo a passo por aqui. Eu sugiro buscar videos no youtube, pois la tem diversos videos sobre o tema.

Eu sugiro ainda que busque a consultoria de alguem que de fato lide com isso no dia a dia, pois existem diversas questões trabalhistas para serem seguidas. Recomendo também que faça algum curso voltado pra área. Ontem mesmo terminei um de Analista de Departamento Pessoal do grupo do Fellipe Guerra que valeu muito a pena.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.