x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 140

Desenquadramento de MEI para ME

ALESSANDRA DE SOUZA FERREIRA

Alessandra de Souza Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 9 junho 2023 | 11:07

Bom dia!
Já me formei em Ciências Contábeis faz muito tempo e nunca trabalhei na área mas tenho o CRC ativo.
Tenho um amigo que me pediu ajuda para desemquadrar um MEI e transformar em ME. Como estou desempregada resolvi analisar alguns
documentos que ele tem: o contrato social e o DBE.

Alguém poderia me orientar?

Bacharel em Ciências Contábeis e Técnica em Segurança do Trabalho, atualmente estou expandindo minha formação
com cursos Técnicos em Qualidade, Recursos Humanos e Meio Ambiente.  | Instagram: Instagram: @af.alessandraferreira | Linktr.ee: https://linktr.ee/alessandra_ferreira                                                                
Vinicius Guilherme

Vinicius Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 15 junho 2023 | 09:34

Bom dia!

É necessário fazer o desenquadramento no site do Simples Nacional, no campo Simei -> Desenquadramento. Pode ser feito por código de acesso ou certificado digital. É necessário ainda informar o motivo do desenquadramento.

Seria interessante também (após o desenquadramento no site do simples nacional) realizar uma alteração contratual corrigindo a razão social da empresa, já que a nomenclatura de MEI tem características diferentes.

ALINE

Aline

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 1 ano Quinta-Feira | 15 junho 2023 | 10:05

Bom dia!
Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida.
Estou desenquadrando um MEI pela primeira vez.
Estou parada na parte do protocolo WEB, aqui no RJ não sei se é necessário fazer a extinção e depois a abertura por transformação  ou alteração (protocolo DBE) .
Alguém poderia me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.