x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 433

Alteração de titular empresário 2135 por falecimento

Bismany Mendes Vieira

Bismany Mendes Vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 16 junho 2023 | 07:54

Bom dia, estou tentando alterar o titular de uma empresa de natureza jurídica 2135 - Empresário (individual) que veio a falecer, o inventario já foi iniciado e possuo o alvará judicial que permite sua esposa administrar a empresa, tentei fazer o processo inteiramente pelo site da junta adicionando apenas o evento 961 - Autor. transf. titularidade por sucessão, porem o processo voltou pedindo a alteração de nome empresarial, o problema é no DBE pois quando faço com o CPF do titular é informado que o seu CPF consta na base como Titular Falecido, procure uma Unidade de Atendimento da RFB, em atendimento me informaram que deveria fazer um DBE com o evento 407 - Espolio de Empresário e alteração de responsável perante o CNPJ direcionado a Receita Federal do Brasil, e quando o DBE fosse liberado poderia proceder com o procedimento normalmente, porem mesmo após a liberação do DBE não consigo dar seguimento pois o DBE do titular não passa por estar falecido e o da inventariante não consta como titular ou representante.

Clovis Gambaro

Clovis Gambaro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 23 junho 2023 | 08:54

Bom dia, Bismany
Estou com problema parecido, empresario Individual faleceu e preciso dar baixa na empresa, fui orientado na junta comercial a faze o DBE com codigo de espolio 407, e dar sequencia pelo processo eletronico da RFB, porem a Receita federal indeferiu solicitando a alteração na junta.
Tem modelo da alteração referente a junta comercial ?
Não posso solicitar alteração de responsavel pois a inventariante é MEI e isso nao permitira.
Ficamos sem informações para esse caso.

Altamir Pinto de Castro Jr.

Altamir Pinto de Castro Jr.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 23 junho 2023 | 10:32

Bom dia, aos colegas.

Bismany, essas respostas foram após dar entrada no e-processo da RFB?

Clóvis, seu caso é complexo. Acredito que seria necessário a extinção (baixa) do MEI do inventariante para prosseguir com a Alteração do Empresário Individual, visto que não pode existir dois CNPJs com essa natureza jurídica pertencentes ao mesmo cpf responsável.
Abs

Cledson L. P. Lima

Cledson L. P. Lima

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 37 semanas Quarta-Feira | 6 dezembro 2023 | 11:09

Pessoal, bom dia!
Tive um caso aqui igual ao de vocês: Empresário (Individual) falecido.

1. JUNTA COMERCIAL
Processo pelo VRE1 - Cancelamento de Inscrição de Empresario, nomeando o inventariante, dei entrada sem o DBE, anexei a certidão de óbito e o inventário, Deferiram sem nenhum problema

2. RECEITA FEDERAL
O processo do DBE foi feito no ano de 2020, em plena pandemia.
Fiz um DBE com o evento 407 - Espólio de Empresário/Empresa Individual Imobiliária - 16/10/2010 - esta data é a do falecimento do empresário - certidão de óbito.
Coloquei como responsável sua única herdeira e inventariante a filha, que assinou o DBE
Enviei por e-mail @Oculto,  DBE assinado e com firma reconhecida, certidão de óbito e o inventário. Enviei tudo por e-mail porque a empresa não tinha certificado digital e nem a procuração conosco. A própria Receita abriu um e-processo (Dossiê) onde que depois da análise deferiou meu processo, resultado é que no CNPJ aparece da seguinte forma: SITUAÇÃO ESPECIAL, ESPOLIO DE EMRPESARIO
Depois disso fiz um processo com os dizeres:

ILMO SR. DELEGADO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SÃO PAULO
OFíCIO DE REQUERIMENTO
Eu HERDEIRA/INVENTARIANTE, solteira, empresária, portadora da cédula de identidade RG n
XX.XXXX.XXX e do CPF n YYY.YYYY.YYY., residente e domiciliada na Rua JJJ 3333 - CEP 0000.000 - Bairro - SP, venho requerer a baixa da empresa
NOME DA EMPRESA, CNPJ n 00.111.222/0001-00 por ocasião do falecimento do Titular.
Para tanto, anexo ao processo:
• Requerimento de Cancelamento de Empresário registrado na Junta Comercial do Estado de São Paulo em: 27/11/2019 sob registro n 00.000/2019-00
• Certidão de Óbito 16/02/2010
• Alvará Judicial: quando for o caso
. Inventário
São Paulo, 01 de dezembro de 2020

Enviei também tudo por e-mail e esperei a análise , depois disso cancelaram o CNPJ

Não existem batalhas impossíveis para quem está disposto a nunca desistir.
Auxiliar de Escritorio Senior
Alencar & Vitasovic Contabilidade
whatsapp: 11 9.8875-7836

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.