x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 181

Meu cliente está exigindo que eu abra filiais em outros estados para emissão de nota

Hugo Canabrava

Hugo Canabrava

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 1 ano Segunda-Feira | 19 junho 2023 | 09:54

Bom dia,

Eu tenho minha sede situada em São Paulo. Meu cliente está exigindo que eu abra uma filial em Santa Catarina e outros estados para emitir notas pela prefeitura de lá. Se baseando da seguinte forma: 

Inicialmente, registramos que o fornecedor deve emitir a nota fiscal pelo Município no qual está localizado o estabelecimento prestador, ou seja, aquele que de fato atende ao contrato.
Nesse sentido, assim dispõe a LC 116/2003:"Art. 4o Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas." (grifo nosso)
Desse modo, nas situações em que o contrato da ***** exige que o fornecedor faça abertura de uma filial/sede na UF de prestação de serviços, decorre a configuração de estabelecimento tributário no local da filial (local da prestação dos serviços), nos termos da definição de estabelecimento para fins tributários (LC 116/2003), fato que traz a obrigação de faturamento por essa filial.

Mas acredito que eu não seja obrigado a abrir essa filial, pois posso emitir as notas pela prefeitura de São Paulo para outros estados com retenção. Conforme parte do contrato:

https://ibb.co/MVpD2qm

O contrato não diz sobre a obrigatoriedade de emitir as notas por uma filial, poderiam me auxiliar como encontrar uma saída embasada em leis?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.